Cidades

Restaurante Popular de Arapiraca está há 4 meses com as portas fechadas

População de baixa renda acredita que estabelecimento não volta a funcionar

Por 7 Segundos 28/03/2019 18h06
Restaurante Popular de Arapiraca está há 4 meses com as portas fechadas
Usuários do restaurante acreditam que Jerimum pode não reabrir mais - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

O Restaurante Popular Jerimum, que oferece refeições a preços muito baixos está há quatro meses com as portas fechadas, sem cumprir seu importante papel junto a população carente e em situação de rua em Arapiraca. Em 02 de janeiro, a prefeitura comunicou a suspensão do atendimento - mas o último dia de funcionamento foi na sexta-feira anterior, dia 28 de dezembro - informando que após a manutenção anual, o estabelecimento voltaria a funcionar em fevereiro.

O prazo não foi cumprido e apenas na semana passada o município se justificou informando que está finalizando processo licitatório para a contratação de empresa terceirizada, que deverá oferencer refeições a um preço ainda mais baixo. Segundo a prefeitura, a nova empresa que está sendo contratada se comprometeu em reduzir em 35% o valor que era cobrado anteriormente pelo almoço, que então passaria de R$ 4 para R$ 2,6. 

Na matéria publicada pela assessoria de comunicação da prefeitura, no dia 22 de março, em que a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Gomes, reafirma a importância social do estabelecimento, informa apenas que o processo licitatório está em fase final e que a reabertura deveria ser anunciada nos próximos dias.

“O restaurante popular é um dos nossos maiores orgulhos, pois beneficia centenas de pessoas diariamente. A qualidade das comidas servidas é sempre muito boa e o preço acessível. Com a terceirização, nós conseguiremos manter a qualidade e diminuir os custos de produção, barateando assim o valor do prato”, afirmou a secretária.

Sem prazo para voltar a funcionar, todos os dias aposentados, vendedores ambulantes e pessoas em situação de rua circulam pelo local, buscando informações sobre a reabertura do restaurante. "Dizem que está em reforma, mas faz tempo que não vejo ninguém trabalhando no local. Não tem nenhum cartaz, nenhum aviso, então não sei se vai voltar a funcionar", afirmou um idoso que costumava almoçar no Jerimum. 

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que o restaurante deve voltar a funcionar na segunda quinzena de abril, com o almoço 35% mais barato.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que o processo de terceirização do Restaurante Popular Jerimum está em fase final de licitação, aguardando a análise de recursos das empresas participantes. Se tudo ocorrer como previsto pela Coordenação Geral de Licitação, o restaurante volta a funcionar na segunda quinzena de abril, com o almoço 35% mais barato.