Geral

Profissionais de saúde de Girau do Ponciano participam de roda de conversa

Discutiram sobre a nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB)

Por Assessoria 27/03/2019 17h05
Profissionais de saúde de Girau do Ponciano participam de roda de conversa
Profissionais de saúde de Girau do Ponciano participam de roda de conversa - Foto: Assessoria

Na manhã desta quarta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Girau do Ponciano, reuniu no CEP – Centro de Educação Profissional, diversos profissionais da área de saúde para uma roda de conversa sobre a nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), que teve como mediador o Assessor Técnico da SMS, Renildo Manoel.

Este foi o primeiro encontro dos seis que ocorrerão nos próximos dias sobre PNAB. A coordenação da Atenção Básica em Girau, dividiu os grupos de PSFs, sendo um urbano e outro rural, em cada encontro, onde serão discutidas as particularidades de cada território de atuação das equipes.

Os encontros com roda de conversa buscam apresentar e discutir estratégias de interação relacionadas à organização e ao processo de trabalho das equipes da Atenção Básica com o objetivo maior de possibilitar uma nova prática de vigilância sanitária e atenção básica, com foco no cuidado ao indivíduo e a família, considerando o ambiente que os rodeia.

No período da tarde, enfermeiros e técnicos de enfermagem da SMS, participaram de uma breve capacitação para atuarem na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que foi antecipada para o dia 10 de abril em virtude dos crescentes casos da doença no país, num total de 12 mortes confirmas neste ano. A palestra foi ministrada pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, Fabiana Ferreira.

Público

A meta este ano é vacinar, pelo menos, 90% de cada grupo prioritário, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas; idosos com 60 anos ou mais de idade.

A Campanha vai do dia 10 de abril a 31 de maio, sendo o dia 4 de maio o dia de mobilização nacional (dia D).