Política

Bispo dom Valério recebe comenda Manoel André na Câmara de Arapiraca

Honraria foi concedida pela vereadora Gilvânia Barros (MDB)

Por Assessoria 27/03/2019 13h01
Bispo dom Valério recebe comenda Manoel André na Câmara de Arapiraca
dom Valério Breda, bispo de Penedo - Foto: Reprodução

O bispo de Diocese de Penedo, dom Valério Breda, recebe, nesta quinta-feira (28), a comenda Manoel André, durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Arapiraca, a partir das 19h30. A honraria foi concedida pela vereadora Gilvânia Barros (MDB), como forma de homenagear, em nome do Legislativo de Arapiraca os 42 anos de vida sacerdotal do religioso.

Dom Valério Breda, nasceu no dia 24  de janeiro de 1945, na cidade de San Fior, no norte da Itália. Filho de Antônio e Elizabetta, Dom Valério é da Congregação Salesiana de Dom Bosco e tem um irmão sacerdote na Itália. Veio para o Brasil, integrando o Projeto Inspetoria-Irmãs, aos 17 de novembro de 1983, ficando em Matriz de Camaragibem em Alagoas. Foi inspetor da Inspetoria Salesiana de Recife e o segundo estrangeiro assumir  a diocese penedense. 
O religioso  foi ordenado bispo em Recife, Pernambuco, em 19 de outubro de 1997, pelo saudoso cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Arcebispo de Salvador, na Bahia, Primaz do Brasil e presidente CNBB.
Foram bispos ordenantes, Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, SDB, arcebispo de Maceió e Dom Frei José Cardoso Sobrinho – OC, arcebispo de Recife e Olinda. Sua posse aconteceu em dia 23 de novembro de 1997 na Catedral de Penedo.