Geral

Socorristas de 19 Bases do Samu são treinados em Arapiraca

As atividades ocorreram no auditório da Central Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Por Agência Alagoas 27/03/2019 21h09
Socorristas de 19 Bases do Samu são treinados em Arapiraca
Socorristas de 19 Bases do Samu são treinados em Arapiraca - Foto: Davi Salsa

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atuam nas 19 Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Agreste e Sertão participaram do treinamento realístico com simulação dos atendimentos em campo. As atividades ocorreram no auditório da Central Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A capacitação foi ministrada pela enfermeira Lívia Amorim, o médico Erisvaldo Cavalcante e o condutor socorrista Vando Araújo. Durante o treinamento, ocorrido nos períodos da manhã e tarde, o assessor técnico do Samu Arapiraca, enfermeiro Diego Albuquerque, participou das práticas com os socorristas, que puderam acompanhar atendimentos reais, por meio de fotografias em um telão e, também, debater e tirar dúvidas acerca das práticas adotadas em campo.

Creditos: Davi Salsa

A técnica de enfermagem Maria Helena dos Santos, que trabalha na Base Descentralizada de São Sebastião, ressaltou a importância do treinamento para o aprimoramento profissional das equipes. “No trabalho diário, a gente só pensa em salvar vidas. Mas precisamos de momentos como esse, para avaliar nossas práticas e esclarecer dúvidas para aperfeiçoar o atendimento e cuidar ainda melhor dos pacientes”, pontuou.

O Samu Arapiraca é responsável pelas 19 Bases Descentralizadas, localizadas nos municípios de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas e Maribondo. Também são gerenciadas pela Central Arapiraca, as cidades de Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.