Cidades

Pais denunciam que obra feita por empresa está colocando a vida dos alunos em perigo em Arapiraca

Prefeitura afirma que obra está sendo acompanhada por engenheiro civil

Por 7 Segundos 26/03/2019 12h12
Pais denunciam que obra feita por empresa está colocando a vida dos alunos em perigo em Arapiraca
Pais de alunos afirmam que obra está parada porque material não chegou - Foto: Reprodução

Os moradores da Vila São José estão acompanhando de perto as obras de reforma na Escola Municipal Antônio Cesário de Oliveira, mas não estão gostando nenhum pouco do que estão vendo. Denúncias que chegaram ao Portal 7Segundos dão conta que, além das obras estarem praticamente paradas, parte da estrutura do telhado, que apresenta problemas, não deverá ser substituída pela empresa Murano Construções Eireli ME, que celebrou contrato de R$ 13 milhões para reformar escolas em Arapiraca.

"A gente vinha lutando muito por essa obra e agora que chegou a hora, a empresa está querendo fazer apenas um paliativo. Nós não aceitamos isso. Estamos vigilantes e fiscalizando junto com a direção da escola", afirmou um pai de aluno, em um vídeo publicado em rede social (assista abaixo).

Enquanto denuncia problemas na estrutura física da escola, ele mostra, em vídeo, que as tesouras de madeira que sustentam o telhado de uma sala de aulas que está em obras apresentam fissuras, pontos com infestação de cupins e estão sustentadas em colunas que também apresentam problemas estruturais. De acordo com o pai de aluno, a fiscalização da obra, executada pela Murano Construções, informou que as tesouras não deverão ser trocadas. "Não tem condições disso ficar acima da cabeça dos alunos e dos funcionários", reclama.

Segundo ele, a reforma deve ser concluída em dois meses, mas provavelmente esse prazo não deverá ser cumprido porque a obra está paralisada. Devido a falta de material de construção, os operários trabalham apenas retirando os entulhos do interior da unidade de ensino.

O pai de aluno, que terá o nome preservado, afirmou ainda que as linhas de madeira, também usadas no teto tem medidas inadequadas. De acordo com ele, como se tratam de ambientes amplos, as linhas deveriam ter 15 centímetros de espessura, mas as utilizadas na obra possuem apenas 10 centímetros, espessura que é usada em ambientes pequenos.

"Já aconteceu desastre em escola que foi reformada por essa empresa, isso pode ter acontecido por falta de fiscalização. Mas aqui nós estamos atentos. Os pais e a direção da escola estão atentos e eles não estão gostando disso", declarou.

A prefeitura de Arapiraca encaminhou nota informando que a obra está seguindo cronograma e está sendo acompanhada por um engenheiro civil.

NOTA - PREFEITURA DE ARAPIRACA

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, informa que a reforma da Escola Antônio Cesário, localizada na Vila São José, está evoluindo de acordo com o cronograma estabelecido.

Sobre as denúncias, a secretaria tranquiliza os pais e funcionários da unidade de ensino e informa que a obra está sendo acompanhada por um engenheiro civil do município, profissional capacitado para atuar nesse tipo reforma. O profissional estará fazendo uma nova análise técnica na tarde desta terça-feira (26), levando em consideração as informações repassadas pelos pais de alunos.