Geral

Tremor de magnitude 2.7 registrado em AL é considerado natural

“Acomodação de terra” pode ter ocasionado, diz UFRN

Por 7Segundos 18/03/2019 15h03
Tremor de magnitude 2.7 registrado em AL é considerado natural
Mapa mostra o epicentro do abalo com uma estrela vermelha. O triângulo vermelho é a localização da estação de Anadia - Foto: LabSis/UFRN

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um tremor de magnitude de 2.7 em Alagoas, nesse domingo (17), e outro tremor de magnitude de 1.9 nesta segunda-feira (18).

Os abalos sistêmicos, considerados leves, foram registrados próximo aos municípios de Feira Grande e São Sebastião - agreste alagoano - segundo um mapa fornecido pelo laboratório.

De acordo com um técnico do órgão, Flauber Costa, a causa é do tremor é de ordem natural e ele poder ter sido ocasionado por uma “acomodação da terra”.

“A causa é natural. A princípio, não tem registro de explosões, ou desastres em barragens e pedreira que possam ter ocasionado”, informou.

Segundo Flauber Costa, não há motivos para população ficar alarmada com a magnitude do abalados sísmico.

“As pessoas conseguem sentir, mas não chega a prejudicar estruturas de casas. Só é perigoso se estrutura do prédio já estiver danificada”, explicou o técnico da  UFRN.

Relato dos moradores

Os tremores de terra foram percebidos principalmente em áreas rurais do município de Feira Grande, onde moradores relataram ter sentido panelas chacoalhando e o chão tremendo logo após um barulho semelhante ao de um trovão.

Antes desses dois episódios, o último tremor de terra registrado em Alagoas foi sentido no dia 14 de dezembro do ano passado. De acordo com o Laboratório Sismológico , o tremor teve magnitude preliminar de 2.6, e foi sentido em São Brás e Traipu, em Alagoas, nos municípios da região de Porto da Folha e Propriá, em Sergipe.