Religião

Dom Manoel toma posse como bispo de Palmeira dos Índios

Novo bispo é recebido por autoridades e caravanas de fiéis

Por 7Segundos 10/03/2019 12h12
Dom Manoel toma posse como bispo de Palmeira dos Índios
Dom Manoel foi recebido por caravanas de fiéis e autoridades - Foto: Reprodução

A partir deste domingo (10), a diocese de Palmeira dos índios passa a ser comandada pelo bispo dom Manoel Oliveira Soares Filho, que foi nomeado para o cargo pelo Papa Francisco, em dezembro do ano passado. A solenidade, que começou às 9h na catedral Nossa Senhora do Amparo, reúne várias autoridades da região e caravanas de fiéis de outros municípios, além da comunidade católica local.

Dom Manoel é o quinto bispo da Diocese de Palmeira dos Índios. Ele substitui o bispo emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva, que estava na cidade desde que Dom Dulcênio Fontes de Matos foi anunciado bispo de Campanha Grande, na Paraíba, em 2017.

O religioso nasceu no município de Domingos do Capim, no Pará, em 26 de setembro de 1965 e ingressou no seminário em 1983. Cursou Filosofia e Teologia em instituições religiosas, é graduado em Ciências da Religião e Sociologia e pós-graduado em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial.

Foi ordenado padre em 1993 e foi vigário em várias paróquias em municípios do interior do Pará. Em 1996 exerceu a função de coordenador diocesano de pastoral e desde 2000 é membro do Conselho Presbiterial.