Saúde

Dermatologista do HGE alerta para os riscos da exposição ao sol

Uso do protetor solar com FPS acima de 30 deve ser observado; produto deve ser utilizado em todas as ocasiões, inclusive em lugares fechados

Por Agência Alagoas 02/03/2019 10h10
Dermatologista do HGE alerta para os riscos da exposição ao sol
Aplicação do protetor solar deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol - Foto: Carla Cleto

Tanto para quem vai passar os dias de carnaval na folia quanto para os que preferem um período mais reservado ao descanso - em casa, sítio, praia ou piscina -, cuidar da pele sempre será fundamental. É o que afirma a dermatologista Cleide Vieira em palestra na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) Pré-Carnaval, evento que acontece anualmente e traz aos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) a discussão de temas importantes à saúde.

De acordo com a dermatologista, em qualquer ocasião escolhida, o uso do protetor solar com FPS acima de 30 deve ser observado. “Quanto mais clara a pele, maior deve ser a fotoproteção. Lembrando que a aplicação do produto precisa ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol e em todo o corpo. Não esquecer as orelhas, mãos, pés e boca (protetor labial)”, norteou.

Ela explicou que o produto precisa ser utilizado em todas as estações, inclusive em ambientes fechados, devido à luz branca que tem um efeito nocivo à pele. “Essa luz é encontrada nas telas de celulares e computadores, nos televisores e também nas lâmpadas fluorescentes. Ou seja, no trabalho ou em casa, você está exposto a esse tipo de luminosidade e ela causa mais manchas e envelhecimento da pele do que os raios UVA e UVB”, comentou a especialista.

Na ocasião, Cleide Vieira orientou a sequência correta de utilização dos produtos. Segundo ela, um hidratante específico para cada pele vem primeiro. Em seguida, o protetor solar e, para quem vai acampar ou passar o período em regiões com mosquitos, usa-se o repelente. “Lembrando que, para ter uma pele sempre saudável, devemos ingerir dois litros ou mais de líquidos para manter a hidratação. Água, sucos naturais, água de coco são ótimas opções”, completou.