Saúde

Motoristas de ambulâncias de Girau são capacitados em primeiros-socorros

Conhecimento pode ajudar no socorro dos pacientes

Por Assessoria 01/03/2019 13h01
Motoristas de ambulâncias de Girau são capacitados em primeiros-socorros
Motoristas receberam dicas de atendimento pré-hospitalar - Foto: Divulgação

Cerca de 20 motoristas, que trabalham como prestadores de serviço na Secretaria de Saúde do município de Girau do Ponciano, participaram de uma capacitação em primeiros socorros. O coordenador de Educação Permanente em Saúde, o enfermeiro James Pascoal, afirmou que oficinas, capacitações e cursos para os servidores é uma das prioridades da secretaria.

“Para produzir mudanças de práticas em Saúde é fundamental dialogar com as práticas de ensino-aprendizagem, ter uma produção de conhecimentos no cotidiano das instituições de saúde, a partir da realidade vivida, tendo os problemas enfrentados no dia-a-dia como base de interrogação e mudança. A Educação Permanente em Saúde se apoia no conceito de ensino problematizador. Assim estaremos desenvolvendo capacitações, oficinas e cursos para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou.

A capacitação ocorreu em dois momentos no CEP – Centro de Educação Profissional, onde no primeiro momento foram ministradas aulas teóricas e no segundo aulas práticas. Os temas abordados pelo enfermeiro Maurício dos Santos, socorrista do SAMU Arapiraca e enfermeiro do hospital de urgência e emergência de Propriá – SE, foram: fundamentos do serviço de atendimento móvel, primeiros socorros, queimaduras, convulsão, engasgo e reanimação.