Política

Vereadores querem Ronda nos Bairros em Arapiraca

Léo Saturnino e Fábio Henrique apresentaram requerimento solicitando implantação do programa

Por Assessoria e 7Segundos 01/03/2019 11h11
Vereadores querem Ronda nos Bairros em Arapiraca
Léo Saturnino (MDB) defende implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca - Foto: Divulgação

Segurança pública foi o tema principal das discussões na sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca na noite desta quinta-feira (28). Os vereadores Léo Saturnino (MDB) e Fábio Henrique (PCdoB) defenderam a implantação do Ronda nos Bairros em Arapiraca. Eles foram autores de um requerimento, aprovado com unanimidade, solicitando a implantação do programa ao governador Renan Filho (MDB) e à Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

Saturnino afirmou ter procurado especialistas em segurança pública e lembrou que quando o Ronda nos Bairros foi implantado em Maceió, o programa recebeu críticas, mas agora é "grande sucesso". O parlamentar ainda sugeriu que o programa pode aproveitar policiais que estejam na reserva e ainda os militares que já passaram pelo Tiro de Guerra.

Fábio Henrique afirmou que um dos pontos positivos do Ronda nos Bairros é que o projeto vai além do combate à violência e atua também na prevenção dentro das escolas, com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais, como funciona na Capital. O vereador lembrou ainda que é de sua autoria o requerimento encaminhado ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB) solicitando a criação da Guarda Municipal em Arapiraca, tomando como exemplo outros municípios, onde a guarda civil presta relevantes serviços no combate à criminalidade.

A vereadora Gilvânia Barros (MDB), que apoiou o requerimento, destacou que o projeto pode auxiliar na segurança nas localidades populosas.