Política

Ano letivo começa sem merenda em escolas de Olivença

Em pelo menos duas escolas da zona rural, alunos estudam com fome

Por 7Segundos 27/02/2019 12h12
Ano letivo começa sem merenda em escolas de Olivença
Olivença-AL - Foto: Reprodução

Estudantes de duas escolas na comunidade Fazenda Nova, município de Olivença, tiveram uma ingrata surpresa no início do ano letivo. Denúncias feitas por familiares de alunos das escolas Capitão Yoyo e Divaldo Suruagy dão conta que está faltando merenda escolar nas duas unidades.

"Tenho quatro sobrinhos que estudam no povoado Fazenda Nova, nas escolas municipais Capitão Yoyo e Divaldo Suruagy. Eles estão chegando em casa reclamando que não tinha merenda na escola", afirmou um dos denunciantes, que pediu para não ter o nome divulgado.

As aulas do ano letivo da rede municipal começaram no último dia 18 em Olivença, mas os contratos para aquisição de alimentos celebrados em maio do ano passado continuam vigentes. O município tem contrato com a Cooperatica de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de São José da Tapera, no valor estimado de R$ 111.650, e com a Associação Agropecuária de Produtores de Leite de Poço das Trincheiras, no valor de R$ 62.900. Ambas com validade até o dia 30 de maio deste ano. 

Outra denúncia, feita por um blog, também confirma que os alimentos não estão chegando às escolas da rede municipal e chega a usar o termo "merenda fantasma", ao questionar os valores contratados com as associações.

A prefeitura de Olivença encaminhou nota se posicionando sobre a denúncia:

A respeito da distribuição da merenda escolar, nas Escolas Capitão Yoyô e Divaldo Suruagy, no Povoado Fazenda Nova, a Prefeitura de Olivença esclarece que a Secretaria Municipal de Educação dispõe de uma merenda escolar de qualidade que é orientada pela nutricionista Michaelle Aquino Rodrigues. A Secretaria realiza ainda o acompanhamento nas escolas e treinamentos com as merendeiras sempre priorizando a qualidade do alimento servido para os alunos. As aulas iniciaram na segunda-feira (18), e os locais de armazenamento de merenda, ainda possuem merenda do ano passado. Um novo pedido de merenda já foi feito, com previsão para chegar na próxima sexta-feira (01).

Desde o início da gestão, as escolas possuem um cardápio diversificado e nutritivo feito com produtos da agricultura familiar e a cada semana o cardápio é reajustado de acordo com o teor nutricional e aceitação dos alunos.

A merenda é servida tanto na zona Urbana quanto na zona Rural e são atendidos todos os alunos distribuídos nas 12 escolas da rede municipal de ensino.