Justiça

Assassinos de médico e companheiro mortos em Penedo são condenados pela justiça

Cada réu foi condenado a mais de 23 anos de prisão

Por 7segundos com Aqui Acontece 25/02/2019 09h09
Assassinos de médico e companheiro mortos em Penedo são condenados pela justiça
Médico e o companheiro dele foram assassinados a golpes de faca em setembro do ano passado - Foto: Reprodução

O juiz da 4ª Vara Criminal, Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, condenou na última sexta (22), os acusados de assassinar o médico Antônio Francisco Ribeiro, 56, e o companheiro dele, Lourinaldo Alves Ribeiro, 52.  O casal foi assassinado dentro da própria residência em setembro do ano passado, no município de Penedo, na região do Baixo São Franciscoi.

Três dos quatro acusados, foram condenados a 27 anos, 8 meses e 15 meses de reclusão por crime de latrocínio.

O quarto réu, Danilo da Silva de Jesus, pegou uma pena menor, 23 anos e 04 meses, porque à época do crime, se apresentou espontaneamente na Delegacia Regional de Penedo.

Os quatro réus vão cumprir a pena em regime fechado.

Planejamento do crime

De acordo com o réu Danilo da Silva de Jesus, ele e os comparsas planejavam roubar R$ 20 mil do médico e do companheiro dele.

No dia do crime, 04 de setembro de 2018, quando o grupo já estava no interior da casa do médico, localizada na região central de Penedo, o plano inicial não saiu como eles tinham planejado.

De acordo com o depoimento de Danilo da Silva, o médico Antônio Francisco informou que não tinha esse valor em casa, e até sugeriu que um dos criminosos fosse com ele até uma agência bancária fazer o saque. Mas os criminosos acharam arriscado sair à rua e decidiram roubar objetos de valor do interior da residência.

Lourinaldo Alves Ribeiro tinha R$ 1.200 em espécie no bolso da bermuda que foi roubado pelos criminosos. Mas mesmo em posse desse dinheiro, o grupo resolveu executar o casal.

O médico e o companheiro foram amarrados, amordaçados e depois mortos a facadas. Antônio Francisco Ribeiro foi assassinado no banheiro da casa, e Lourinaldo Alves Ribeiro, na sala.

Após praticar o duplo homicídio, os criminosos foram lanchar em uma estabelecimento localizado no bairro Santa Lucia. Três deles foram presos no mesmo dia do crime. Apenas Danilo da Silva de Jesus, foi preso no dia seguinte quando se apresentou à polícia.