Viral

Teoria de Vingadores: Ultimato mostra como Thanos conhecia Tony Stark

Não foi só pela Batalha de Nova York!

Por Adoro Cinema 23/02/2019 09h09
Teoria de Vingadores: Ultimato mostra como Thanos conhecia Tony Stark
O filme tem estreia marcada para o dia 25 de abril. - Foto: Marvel

Uma das perguntas que não quer calar no Universo Cinematográfico Marvel é: como Thanos (Josh Brolin) conheceu Tony Stark (Robert Downey Jr.)?

Enquanto o conhecimento de Thanos sobre o Homem de Ferro vem da Batalha de Nova York no primeiro filme dos Vingadores (2012), conforme revelou anteriormente o diretor Joe Russo, uma nova teoria (via ComicBook) sugere que o Titã Louco o conhece por outro motivo.

Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos reconhece Tony Stark logo de cara e, quando perguntado, o vilão simplesmente diz que também é amaldiçoado com conhecimento. O usuário do Reddit atradayse sugere que Thanos conhece Tony por causa de quão único ele é.

Os pontos principais são que Thanos envia pessoas para fazer o trabalho sujo dele — no caso do primeiro Vingadores, os Chitauri e Loki. Embora os detalhes da batalha certamente chegaram até o Titã Louco, isso não explica exatamente como ele conhece Tony. A teoria continua explicando que Thanos não está nem familiarizado com Peter Quill (Chris Pratt), alguém que realmente conseguiu segurar brevemente a Joia do Poder e é filho de um Celestial. Quill só recebe o apelido de "o namorado" depois de manter sua promessa para Gamora (Zoe Saldana).

Isso leva de volta à ideia de Tony ser especial. Nesse momento, a teoria aponta para uma cena específica de Homem de Ferro (2008), no qual Obadiah Stane (Jeff Bridges) pede aos cientistas da Stark Industry que construam um reator arc do mesmo tamanho que o de Tony. Eles afirmam que isso não pode ser feito e, então, Stane solta "Tony Stark fez isso em uma caverna com uma caixa de sucatas", ao que a resposta é "Bem, eu não sou Tony Stark".

O resultado? Mesmo entre os muito inteligentes, Tony é uma anomalia. Ele é único, com o intelecto que o torna incrivelmente poderoso a ponto de ele se destacar entre o grupo. No raciocínio da teoria, é essa singularidade que Thanos reconhece e, especialmente depois da Batalha de Nova York, entendeu que Tony está disposto a usar seus poderes e conhecimentos, não importando seu custo pessoal.

A teoria ainda sugere que essa qualidade em particular é a razão pela qual o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) entregou a Joia do Tempo para Thanos a fim de salvar Tony. O Homem de Ferro seria fundamental para salvar o mundo.

Não só isso, a especulação ainda aponta que pode ser o próprio Tony quem resolve a questão de estar no espaço, em uma nave à deriva, como vimos no primeiro trailer de Vingadores: Ultimato. Preso em uma situação de risco de vida com recursos limitados e quase nenhuma chance de salvação não é algo novo para Stark. Ele já fez isso antes, quando construiu seu primeiro reator arc na caverna. Não seria exagero ver Tony criar algo no Milano, presumivelmente com Nebula (Karen Gillan), para colocá-los em segurança. Tivemos um vislumbre disso no comercial de Ultimato, que foi exibido no Super Bowl.

Com Vingadores 4 sendo o "fim" da história iniciada em Homem de Ferro há mais de uma década, a trama parece coroar a jornada de Stark com ele no espaço voando basicamente em uma caixa de sucatas.

O filme tem estreia marcada para o dia 25 de abril.