Justiça

Mediadores e conciliadores são capacitados para atuar em Palmeira dos Índios

Centro Judiciário será instalado no campus do Cesmac e deve começar a funcionar em até 40 dias

Por Assessoria 22/02/2019 12h12
Mediadores e conciliadores são capacitados para atuar em Palmeira dos Índios
Mediadores passam por capacitação na sede do Tribunal de Justiça - Foto: Caio Loureiro

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Alagoas está encerrando nesta sexta-feira (22) a capacitação dos mediadores e conciliadores que irão atuar no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Palmeira dos Índios.

O órgão irá funcionar no campus do Cesmac no município irá atuar na resolução de conflitos antes de ingresso de ações no Judiciário. "A precisão é que os trabalhos da nova unidade começem em 30 ou 40 dias", afirmou o presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan, que assinou o convênio com a faculdade para a instalação do Cejusc em junho do ano passado, quando presidia a coordenação do Nupemec.

O treinamento realizado no TJAL envolveu servidores de Palmeira dos Índios e funcionários do Cesmac. “Eles tiveram uma introdução de mediação e conciliação, e já estamos planejando um curso maior, que deve ocorrer na primeira quinzena de março”, destacou Geneir Marques.

A capacitação foi acompanhada pelo coordenador da Área de Constelação e Direito Sistêmico do Nupemec, juiz Cláudio José Gomes Lopes, e pela coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Cesmac de Palmeira dos Índios, Shymena de Oliveira, além de professores da instituição.