Justiça

Desembargador nega liberdade aos irmãos Boiadeiro

Preto e Baixinho Boiadeiro queriam cumprir pena de homicídio e tentativa de homicídio em liberdade

Por Dicom TJ/AL 21/02/2019 13h01
Desembargador nega liberdade aos irmãos Boiadeiro
O pedido de liberdade negado pelo desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas - Foto: Divulgação/TJAL

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas negou o pedido de liberdade de José Anselmo Cavalcanti de Melo, o Preto Boiadeiro, e do irmão dele, José Márcio Cavalcanti de Melo, o Baixinho Boiadeiro, condenados por crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio. A decisão, em caráter liminar, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de quarta-feira.

A defesa dos irmãos alegou que, como eles não foram presos durante o período da instrução processual seria incoerente que fosse negado o direito de recorrer da condenação em liberdade. Eles arugmentaram ainda que as prisões não foram fundamentadas em elementos concretos, levando em consideração apenas conclusões abstratas sobre a suposta periculosidade da família.

No entanto, em sua decisão, Washington Luiz afirmou que a prisão dos acusados é necessária para a garantia da ordem pública "bem como a necessidade de segurança da comunidade e da vítima sobrevivente, que se encontram temerosas", informou, ao recusar o pedido de liminar. O recurso vai ainda ser apreciado pelo Tribunal de Justiça.

Os irmãos Boiadeiro e Thiago Ferreira dos Santos, apelidado de Pé de Ferro, foram condenados pelo duplo homicídio de Edicaldo Joaquim de Matos e Samuel Theomar Bezerra Cavalcante Júnior, e também pela tentativa de homicídio contra Theobaldo Lins Neto, ocorrido em frente a um bar, no município de Piranhas em 2006.

Preto Boiadeiro e Pé de Ferro foram condenados a 58 anos e quatro meses de reclusão e Baixinho Boiadeiro a 45 anos e dez meses de reclusão.