Saúde

Pestalozzi Arapiraca implanta método de reabilitação através de videogame

Realidade virtual tem sido um grande auxílio na aplicação de exercícios necessários

Por Ascom 21/02/2019 15h03
Pestalozzi Arapiraca implanta método de reabilitação através de videogame
Associação Pestalozzi Arapiraca implantou método de realidade virtual - Foto: Assessoria

O uso de games eletrônicos para auxílio na fisioterapia já é realidade em Arapiraca. Na expectativa de melhorar os serviços já desenvolvidos na entidade, a Associação Pestalozzi aderiu ao uso de jogos adaptados e que são considerados divertidos pelas crianças.

“A ideia é produzir estímulo e viabilizar que os usuários, ao mesmo tempo em que se exercitam, divirtam-se jogando. Nossa equipe de saúde acompanha de perto a evolução e recuperação dos pacientes”, explicou Fabiana Oliveira, gerente da instituição.

A Pestalozzi adotou esse método terapêutico, após o curso de reabilitação virtual realizado na instituição com profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, como ferramenta para a reabilitação. 

O programa tem como objetivo utilizar as atividades cotidianas, como exercícios de membros superiores e inferiores de flexão, extensão, rotação, além do trabalho com equilíbrio - dissociação de cintura pélvica e escapular - com a criança interagindo com o videogame.

A realidade virtual tem sido um grande auxílio na aplicação de exercícios necessários. O objetivo do seu uso em tratamento de reabilitação é estimular os movimentos musculares para que o paciente crie uma memória motora. 

Com esse estímulo digital, a criança interage com objetos e situações diferenciadas fazendo com que busque mais precisão em seu desempenho. Ao mesmo tempo em que a fisioterapia traz resultados mais rápidos, o paciente tem momentos de entretenimento e diversão. 

O equipamento foi adquirido com recurso da Justiça Federal. Qualquer paciente pode aderir ao tratamento, bastando para isso ter as condições necessárias para conduzir o videogame.