Cultura

[Vídeo]Empresários reafirmam importância econômica e cultural da Micaraca

Evento atraiu mais de 40 mil pessoas e movimentou a economia local

Por 7Segundos 20/02/2019 12h12
[Vídeo]Empresários reafirmam importância econômica e cultural da Micaraca
Empresários reafirmam importância econômica e cultural da Micaraca - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Os empresários Igor Barbosa, da V8 Eventos, e Flaviano Mendes, do Praia Mar Restaurante, estiveram nesta terça-feira (19) na redação do Portal 7Segundos, em Arapiraca, para reafirmar a importância econômica e cultural da Micaraca. O evento que fazia parte do calendário festivo do município da década de 90, foi realizado como prévia carnavalesca no último domingo (17).

De acordo com os empresários, há 15 anos a Micaraca, que era uma micareta realizada em uma das principais avenidas que dá acesso ao município nas proximidades da rodoviária, deixou de ser realizada.

Por iniciativa do presidente da União dos Blocos de Arapiraca (UBA), Jessé Junior, o evento trouxe de volta, no último domingo, a nostalgia daqueles tempos com o trio elétrico arrastando a multidão no entorno do Bosques das Arapiracas.

Segundo Flaviano Mendes a iniciativa e coragem do presidente da UBA, Jessé Junior, de promover um evento com poucos recursos e com apenas 30 dias para organizar toda a festa, devem ser levadas em consideração. “ O orçamento do evento ficou em torno de 100 mil e o Jessé só conseguiu 4 mil de patrocínio. Ele poderia ter desistido, mas em respeito ao povo de Arapiraca e os foliões de outras cidades, ele realizou o evento mesmo tendo prejuízo”, evidenciou o empresário  

Igor Barbosa ressaltou que com a ajuda de familiares e de amigos Jessé Junior trabalhou incansavelmente durante trinta dias para organizar um evento dessa magnitude enfrentando todos os percalços que a burocracia pública impôs. Ele afirma que em um evento que movimentou a economia do município, a gestão pública deveria ser parceira ao invés de dificultar os trâmites legais “ Teve alvará que só foi liberado um dia antes do evento, isso é inaceitável”, desabafou.   

Mesmo com todas as dificuldades os empresários comemoraram o sucesso do evento que atraiu cerca de 40 mil pessoas no Bosque das Arapiracas. A segurança foi mantida pelos militares do 3º BPM e pelas equipes de segurança privada contratada pela organização do evento.  “Foi bonito de ver crianças, jovens, famílias inteiras participando dessa festa que é tão significativa para o município”, afirmou Igor Barbosa.

Economia

Financeiramente, o evento aqueceu a economia local com o cadastro de 250 vendedores ambulantes e de outras dezenas de trabalhadores informais que colocaram seus produtos à venda nos arredores do bosque.

A rede hoteleira também teve um aumento na ocupação. De acordo com os empresários, só o bloco Praia Mar hospedou 50 pessoas nos hotéis de Arapiraca, entre músicos e convidados. As outras bandas que participaram dos blocos ocuparam outros hotéis e pousadas da cidade.

Polêmica

Ainda de acordo com Igor Barbosa e Flaviano Mendes o brilho da festa só foi ofuscado pela polêmica gerada em torno das falsas afirmações do cantor Julinho Porradão, em relação ao pagamento do cachê. O cantor afirmara nos áudios que circularam pelas redes sociais que só tinha recebido R$ 1 mil.

Com relação ao pagamento do cachê, eles afirmaram que ao contrário do que Julinho Porradão afirmou, ele já tinha recebido R$ 3.500 e o restante foi pago no dia do evento. “Quando ele chegou à Arapiraca, o Jessé Junior não estava no camarote e não conseguíamos falar com ele pelo celular. Foi retirado dinheiro da bilheteria e a esposa do Jessé Junior pagou o restante do cachê”, relataram os empresários.  

Não houve falta de pagamento e o Julinho Porradão vai ter que explicar isso na justiça. Além disso, o cantor que deveria iniciar ao show as 20h, chegou em Arapiraca às 21h40, portanto com 1h40 minutos de atraso, o que prejudicou a apresentação da banda.