Agreste

Oscilações de energia deixam parte do Agreste sem água

Transformador no complexo Morro do Gaia precisou passar por manutenção

Por 7Segundos 19/02/2019 11h11
Oscilações de energia deixam parte do Agreste sem água
Falta de água deixa população em dificuldade - Foto: Reprodução

Vários bairros e comunidades rurais de Arapiraca e também a população dos municípios de Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa, estão sem abastecimento de água desde o último fim de semana. De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a antiga Adutora do Agreste, responsável por atender 70% do território da parte baixa de Arapiraca, teve suas atividades comprometidas devido a oscilações no fornecimento de energia elétrica registrados no último sábado.

Conforme a assessoria de comunicação da Casal, o potencial elétrico da adutora foi normalizado na segunda, mas o sistema continua operando com apenas 40% de sua capacidade e a previsão é que a água volte às torneiras em 48 horas, conforme nota.

"O abastecimento de água, porém, ainda não começou a se normalizar, pois a empresa Agreste Saneamento - parceira da Casal - está efetuando um serviço de manutenção, em decorrência do ocorrido, em um transformador do complexo Morro do Gaia", informou a assessoria.

O complexo do Morro do Gaia fica localizado no município de São Brás e é parte integrante do "Sistema Antigo do Agreste", como a Casal designa a primeira adutora construída para atender o município de Arapiraca.

Veja nota da Casal sobre a falta de água:

Os municípios de Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, além da parte baixa de Arapiraca, encontram-se com o fornecimento de água deficiente nesta terça-feira (19).

O motivo é um defeito num transformador de energia elétrica que compõe o Sistema Coletivo Antigo do Agreste. Devido a esse problema, o sistema está operando com apenas 40% da sua capacidade.

Técnicos da Agreste Saneamento, com acompanhamento de profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), já providenciaram a substituição do equipamento e preveem que o serviço seja concluído ainda no fim do dia. Porém, a regularização no abastecimento somente ocorrerá gradativamente num prazo de 48 horas, ou seja, nesta quinta-feira (21).