Saúde

14 vítimas de picada de escorpião dão entrada no HEA durante o fim de semana

Total de 466 pacientes foram atendidos entre a noite de sexta (15) até a noite de domingo (17)

Por HEA e Agência Nacional de Saúde 18/02/2019 10h10
14 vítimas de picada de escorpião dão entrada no HEA durante o fim de semana
Picada de escorpião pode ser fatal - Foto: Ilustração

Dos 466 atendimentos feitos durante os plantões de fim de semana no Hospital de Emergência do Agreste, 14 foram de pessoas que sofreram picadas de escorpião. A quantidade de acidentes com o aracnídeo têm crescido e provocado preocupação nos profissionais de saúde. No fim de semana anterior, foram 12 pacientes também picados por escorpião.

Além de dolorida, a picada de escorpião pode ser fatal para crianças, idosos e pessoas com outros problemas de saúde. De acordo com a Agência Nacional de Saúde, a maior incidência de acidentes com escorpiões acontece entre dezembro e março, durante o verão, e em áreas úmidas e quentes, como locais onde há acúmulo de lixo, entulhos e esgotos. 

Para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação da Agência Nacional de Saúde é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Além dos acidentes com o animal venenoso, também foram atendidos no HEA, nove vítimas de mordida de cachorro e outras 14 pessoas com corpo estranho no olho.

Os acidentes de trânsito são os que produzem o maior número de atendimentos. Foram 103 no total e 98 deles de condutores e passageiros de motos que sofreram colisões ou quedas. Também foram atendidas cinco pessoas feridas por disparos de arma de fogo e outras duas por arma branca, além de 96 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura. 

Do total de pacientes atendidos no período, 431 receberam alta médica, 34 continuaram internadas e uma entrou em óbito.