Saúde

Sesau faz monitoramento de Selo Amigo da Criança em hospitais

Visitas técnicas terão início no dia 19 deste mês e seguem até 22 de março em unidades de saúde da capital e interior

Por Ascom Sesau 15/02/2019 18h06
Sesau faz monitoramento de Selo Amigo da Criança em hospitais
Hospital Regional de Arapiraca - Foto: Divulgação

Técnicos avaliadores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciam na próxima terça-feira (19), inspeções em hospitais e maternidades que receberam o Selo Hospital Amigo da Criança.

O monitoramento é para verificar se os critérios necessários à manutenção do selo com a promoção e adoção de práticas facilitadoras da amamentação, estão sendo mantidas na unidade de saúde.

Os hospitais e maternidades que possuem o selo em Alagoas são: Maternidades Santa Rita, de Palmeira dos Índios; São Vicente de Paula, em União dos Palmares; Nossa Senhora da Guia, em Maceió; Santa Casa, de São Miguel dos Campos, e Hospital Regional de Arapiraca.

Júlio Oliveira, assessor técnico da Primeira Infância, disse que o selo, adotado pelo Ministério da Saúde, é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com o Fundo das Nações Unidas (Unicef).

Critérios para adoção do Selo Amigo da Criança em hospitais

Entre os critérios a serem inspecionados pelos técnicos da Sesau no monitoramento do Selo Hospital Amigo da Criança, estão a prática do alojamento conjunto de mães e recém-nascidos e livre acesso do pai à criança.

 É preciso, também, que as unidades de saúde mostrem às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo estando separadas dos filhos. Outro requisito é orientar as mães a não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas.

As visitas terão início na Maternidade Santa Olímpia, no dia 19, em Palmeira dos Índios. Na sexta-feira, 22, segue na Maternidade Nossa Senhora da Guia, em Maceió. As próximas ocorrerão no dia 12 de março, no Hospital São Vicente, em União dos Palmares; dia 19 de março, na Santa Casa de São Miguel dos Campos.

“Por último, no dia 22 de março, estaremos no Hospital Regional de Arapiraca”, informou Júlio Oliveira, assessor técnico da Primeira Infância.