Política

Câmara de Arapiraca pode ter primeira sessão ordinária do ano nesta quinta (14)

As outras duas sessões foram suspensas por falta de quorum

Por 7Segundos, com assessoria 14/02/2019 12h12
Câmara de Arapiraca pode ter primeira sessão ordinária do ano nesta quinta (14)
Câmara pode ter a primeira sessão ordinária do ano legislativo nesta quinta-feira (14) - Foto: Assessoria

A Câmara de  Vereadores de Arapiraca, pode finalmente, iniciar os trabalhos legislativos na noite desta quinta-feira (14), a partir das 19h30, no prédio localizado no bairro Santa Edwiges, ao lado da Prefeitura Municipal. As outras duas sessões nao foram realizadas por falta de quorum. A briga de braço na justiça pela presidência da Casa de Herbene Melo, pode ter motivado a ausência da maioria dos vereadores. 

O novo presidente, empossado na tarde desta quarta-feira (13) , Jario Barros, convidou a população para comparecer à primeira sessão ordinária de 2019. A solenidade de posse de Jario Barros aconteceu na tarde desta quarta-feira (12) após ele travar uma briga judicial com o então presidente Léo Saturnino.

Essa já é a terceira vez, que a Câmara de Vereadores de Arapiraca empossa um novo presidente.

Em abril de 2017 uma eleição antecipada na Câmara de Vereadores de Arapiraca, elegeu, por unanimidade o vereador Leo Saturnino. De acordo com o então presidente, a eleição ocorreu de forma lícita, respeitando o regimento interno da casa.

No dia da posse, em 28 de dezembro de 2018, um grupo de vereadores protocolou um pedido solicitando a anulação da eleição alegando que o processo da eleição apresentava “vícios” e por isso que teria que ser anulada.

Após duas sessões tumultuadas, com discussões e acusações entre os edis, 9 dos 16 vereadores votaram pela suspenção da eleição do então presidente Leo Saturnino. No mesmo dia, foi realizada uma nova eleição e Jario Barros foi eleito presidente.

Sentindo-se traído e vítima de uma manobra política, Leo Saturnino entrou com uma ação na justiça e conseguiu a anulação da eleição, mantendo sua eleição. Antes da posse, a vereadora Graça Lisboa, tentou também através da justiça, anular a eleição, mas não obteve êxito.

No dia 1 de janeiro, após três decisões judiciais, Leo Saturnino é finalmente empossado presidente da Câmara de Arapiraca por uma decisão do desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Otávio Praxedes.

No dia 07 de fevereiro, o desembargador  Celyrio Adamastor Acioly decidiu afastar o vereador Léo Saturnino da presidência e reconduzir Jario Barros para comandar a casa pelo biênio 2019/2020. 

Agora é esperar o próximo capítulo dessa novela.