Cidades

[Vídeo] Rachaduras preocupam moradores do Vale da Perucaba em Arapiraca

Moradora denuncia que pedaço da parede caiu em cima do filho de 6 anos

Por 7Segundos 12/02/2019 18h06
[Vídeo] Rachaduras preocupam moradores do Vale da Perucaba em Arapiraca
Pedaço do reboco caiu de parede e atingiu criança no Vale do Perucaba - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

As tragédias noticiadas pela imprensa nacional nas últimas semanas e as chuvas eventuais têm tirado o sono de parte dos moradores do residencial Vale da Perucaba, no Olho d'Água dos Cazuzinhas. Paredes rachadas em vários imóveis têm deixado famílias com medo de desabamentos. Esse risco é real principalmente para Cristiane da Silva, 42. A casa onde ela mora foi reconstruída um ano atrás e, na última sexta-feira (08), uma parte de concreto se desprendeu de uma das paredes do imóvel e atingiu seu filho de 6 anos. 

"Ele saiu do quarto e quando foi abrir a porta do banheiro, um pedaço se desprendeu. A sorte é que ele é muito esperto e percebeu o que estava acontecendo. Ele se jogou para a frente e o pedaço parede caiu na perna dele, ficou roxo no local. Se não tivesse feito isso, poderia ter caído em cima da cabeça[sic]", relata Cristiane da Silva, que está desempregada e mora junto com o filho no imóvel. 

Ela conta que outros imóveis do conjunto habitacional passam por problemas semelhantes, mas que na casa dela as rachaduras são vissíveis em várias paredes. "Já cansei de tentar resolver a situação, já fiquei desempregada e tive depressão por causa disso. Mas depois do que aconteceu com meu filho, resolvi denunciar novamente", declarou.

O Residencial Vale do Perucaba é um dos conjuntos construídos por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida e é composto por 999 unidades habitacionais que foram entregues em julho de 2016, sem a infraestrutura concluída, de acordo com divulgação feita pela prefeitura de Arapiraca na época. Como as unidades habitacionais são subsidiadas pelo governo federal, os moradores pagam prestações mensais de apenas R$ 25.

Cristiane da Silva afirma que desde que botou os pés na casa pela primeira vez percebeu vários problemas, como rachaduras no piso e nas paredes, mas na época, a construtora responsável pela obra, Cite Consultoria e Construções, afirmou que não havia risco para os moradores. Os problemas, no entanto, foram se agravando na residência de Cristiane da Silva ao ponto de ela ter a casa interditada pela Defesa Civil e a construtora ser obrigada a reconstruir o imóvel.

"Passei tanto tempo para tentar resolver essas coisas que acabei perdendo o emprego que tinha e até agora não consegui outro. Fui morar de aluguel, mas na mudança, os pedreiros quebraram várias das minhas coisas que eu trabalhei muito para poder comprar. A construtora pagou três meses do aluguel e os outros dois tive que pagar do meu bolso porque a casa não estava pronta. Depois que voltei, dois meses depois as rachaduras voltaram[sic]", conta a desempregada, que diz não saber mais a quem recorrer.

A Prefeitura de Arapiraca informa que a responsabilidade sobre a estrutura dos imóveis do Vale da Perucaba é da Cite Consultoria e Construções. O 7Segundos entrou em contato com a empresa, que tem sede em Maceió, por telefone e por e-mail, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta. 

Assista vídeo: