Cultura

Pestalozzi abre Festival da Diversidade com palestras sobre inclusão

O festival, criado pelo grupo Cinesystem, acontece em todo país e aborda diversos temas de inclusão que buscam representar a pluralidade do ser humano

Por Assessoria 11/02/2019 18h06
 Pestalozzi abre Festival da Diversidade com palestras sobre inclusão
Pestalozzi abre Festival da Diversidade com palestras sobre inclusão - Foto: Assessoria

Com palestras e muitas atividades, a Associação Pestalozzi de Arapiraca deu inicio na manhã desta segunda-feira (11),  ao Festival Cinesystem da Diversidade. O evento acontece durante três dias, no Cinema do Garden Shopping.

O festival, criado pelo grupo Cinesystem, acontece em todo país e aborda diversos temas de inclusão que buscam representar a pluralidade do ser humano. Além da programação matutina, seis filmes que retratam o tema estão sendo exibidos. 

Durante a abertura do evento, a gerente da Pestalozzi, Fabiana Cavalcante, agradeceu a presença do público e destacou que o momento é de conscientização para as famílias dos usuários, mas também para a sociedade, que, segundo ela, precisa debater mais sobre a inclusão.

“Uma semana repleta de palestras, de filmes, de discussões sobre a diversidade. Precisamos conversar sempre com nossos amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Estamos juntos (as três instituições) para presentear Arapiraca com uma grande programação”, comentou.

Moises Cesar, gerente do Cinesystem Arapiraca, comentou sobre a escolha da Pestalozzi como parceira e lembrou que até o dia 17, uma parte das vendas de pipocas e refrigerantes será destinada para a Associação.

“O Cinesystem fez questão de envolver a Pestalozzi por saber do trabalho desenvolvido e da credibilidade que tem. Juntos com o Garden Shopping, estamos promovendo uma grande semana”, disse o gerente. Quem também marcou presença foi Daniela Santos, gestora de marketing do empreendimento.

A primeira palestra do dia foi realizada pela professora Cilene Ferreira, com o tema “A importância de pais coterapeutas no Desenvolvimento e Reabilitação de Crianças Autistas”. Ela relatou sobre o tratamento e a forma que trabalhou com o filho, que foi diagnosticado com autismo antes dos três anos de idade.

Na segunda parte da programação, técnicos da Pestalozzi apresentaram os métodos de aprendizagem e as atividades desenvolvidas com os usuários nos setores de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

Por fim, o público presente foi agraciado com a palestra “Eletro School”, ministrada pela jornalista Monica Nunes e seu filho, Luiz Felipe, que tem hidrocefalia. “Feliz por podermos falar um pouco sobre a nossa experiência de vida. Quem sabe não inspiramos essas mães?”, falou.

Nos próximos dois dias, acontecerão outras palestras e debates sobre diversidade. Nesta terça-feira, acontecerá uma mesa redonda com as psicólogas Thayse Dulles e Karla Thialla. Também haverá a apresentação cultural do grupo Afrolozzi.

Na quarta-feira, último dia do festival, haverá a encenação Teatral “Le Monde Bleu – O Mundo Azul”, de autora Dayane Teles. O monólogo conta a sua visão ao descobrir que seu filho era autista. Também haverá um bate papo com a equipe SAUT e CAEEP, da Pestalozzi, e a apresentação Cultural da Cia Fulô de Mandacaru.

Os seis filmes que estão em cartaz e fazem parte do festival são: A pé ele não vai longe; Infiltrado na Klan; Moonlight: sob a luz do luar; Tully; Colette; e Com amor, Simon estarão em cartaz.

Para assistir as obras cinematográficas, o público poderá comprar as entradas nos guichês de atendimento, na entrada do cinema, ou nos caixas a um preço especial – R$10 por filme. Também serão disponibilizados descontos para quem optar assistir três ou os seis filmes do festival, todos com valores promocionais.