Infraestrutura

Órgãos federais e estaduais vistoriam barragens nesta terça-feira em Palmeira dos índios

Cada órgão deve emitir seu próprio laudo

Por 7Segundos 11/02/2019 18h06
Órgãos federais e estaduais vistoriam barragens nesta terça-feira em Palmeira dos índios
Órgãos federais e estaduais vistoriam barragens nesta terça-feira (12), em Palmeira - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios anunciou nesta segunda-feira (11), que órgãos estaduais e federais realização vistoria e inspeção nas barragens Bálsamo e da Cafurna na manhã desta terça-feira (12).

Representantes do Instituto de Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil, Fundação Nacional do Índio (Funai), Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), confirmaram presença na ação. Cada órgão, dentro de sua área de atuação, vai colaborar e emitir laudos, além de apontar quais as medidas que devem ser adotadas daqui por diante.

Segundo o prefeito da cidade, Júlio Cezar, mesmo com laudo assinado por um engenheiro, a prefeitura procurou os órgãos para realizarem vistoria e realizassem seu próprio laudo.

 “Já temos um laudo assinado pelo engenheiro José Antônio que nos tranquiliza muito, porém é prudente buscar outras opiniões sobre o caso. Desta forma, estivemos visitando todos estes órgãos e pedindo que realizassem seus laudos após uma visita técnica nas barragens Cafurna e Bálsamo. Precisamos deixar a população ainda mais tranquila e termos a certeza de que as barragens não oferecem riscos”, disse Júlio Cezar.

Clima de medo

Após a tragédia em Brumadinho e Mariana, ambas em Minas Gerais, e uma declaração de um técnico do IBAMA, que apontou alguns riscos na barragem da Cafurna, um clima de medo e pânico tomou da cidade, inclusive nas redes sociais.