Agricultura

275 famílias recebem kit de irrigação da Codevasf

Agricultores que passaram por seleção irão receber equipamentos que irrigam gastando pouca água

POR: Codevasf
Kit de irrigação que utiliza técnica de gotejamento distribuído para agricultores familiares
Codevasf

Por meio do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, 275 famílias de agricultores familiares irão receber kits de irrigação da Codevasf, nos municípios de Maragogi, Boca da Mata, Feira Grande, Atalaia, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre e Flexeiras.

Os agricultores foram selecionados com base nos requisitos da agricultura familiar e após estudo de tamanho e viabilidade na propriedade rural para um dos kits de irrigação, que possuem dois modelos: um por gotejamento e outro por microaspersão.

“O método de irrigação localizada é a forma mais econômica, pois evita o desperdício de água ao fornecer somente a necessidade da planta, sem falta ou excesso”, afirmou o técnico agrícola da Codevasf, Cláudio Régis.

Segundo ele, a tecnologia de irrigação localizada também é específica para culturas do tipo folhosas ou que se adaptem, a exemplo do coentro e da alface. Especificamente a irrigação localizada por gotejamento é normalmente usada em culturas de subsistência como inhame, batata e hortaliças diversas.

Um dos agricultores beneficiados é José Fagundes Filho, 40 anos. Ele possui um pequeno lote de terra na zona rural do município de Campo Alegre. Para ele, o acesso ao kit de irrigação por gotejamento de 1 hectare veio em momento certo, pois ele estava correndo risco de perder a lavoura. Hoje ele cultiva banana, mamão, batata-doce, horta e pretende apostar fortemente na fruticultura.

“Essa grande ajuda chegou no momento certo, pois a lavoura estava sofrendo com um estresse hídrico muito alto. No mês de novembro do ano passado, a temperatura estava altíssima. Hoje trabalho com banana, mamão, batata-doce e horta. Mas meu forte será trabalhar com fruticultura. É onde vejo que terei mais resultado. Já estou na chamada pública da merenda escolar e vou colocar parte da produção para venda no comércio local”, revelou Fagundes. 

A previsão da Codevasf é que até o final de março deste ano todas as 275 famílias de agricultores estejam com os kits de irrigação em pleno funcionamento.

Agricultura Familiar Atalaia Boca da Mata Campo Alegre Codevasf feira grande Flexeiras irrigação Limoeiro de Anadia Maragogi Seca

Veja Também

Comentários