Religião

Procissão da Padroeira deve reunir 48 mil pessoas em Arapiraca

Maior procissão de Alagoas atrai fiéis de outros Estados

Por Patrícia Bastos 01/02/2019 16h04
Procissão da Padroeira deve reunir 48 mil pessoas em Arapiraca
Programação da Festa da Padroeira - Foto: Divulgação

A organização da Festa da Padroeira de Arapiraca espera, neste sábado (02), que o número de fiéis acompanhando a procissão supere a dos anos anteriores. De acordo com coordenação de marketing do evento religioso, são esperadas 48 mil pessoas acompanhando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho pelas ruas de Arapiraca, entre moradores da região e de pereginos de Pernambuco e Sergipe.

"A procissão da padroeira é a maior de Alagoas em termos de volume de pessoas. No ano passado, tivemos 45 mil pessoas e esse ano a nossa expectativa é ainda maior", afirmou a coordenadora Evânia Albuquerque.

Os festejos da padroeira tem o ponto alto neste sábado (02), quando cavaleiros e amazonas chegam à cidade trazendo de Bom Conselho (PE), uma réplica da imagem da santa trazida pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, 155 anos atrás. A imagem é entregue às autoridades religiosas e, em seguida, o padre Antenor Montenegro Júnior, pároco da catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, dá início à procissão. 

A programação deste sábado, no entanto, começa às 9h, com missa solene celebrada pelo bispo diocesando, dom Valério Breda, e o bispo emérito, dom Hildebrando Mendes Costa. A chegada da cavalgada está prevista para as 16h, e, uma hora depois, começa a procissão, que terá animação litúrgica da comunidade Shalon. À noite, no palco montado no Largo Dom Fernando Gomes, a banda religiosa Brasa Viva encerra a parte cultural dos festejos.