Política

Após vazamento de áudio, Renan acusa MPF de atuar contra sua candidatura ao senado

Calheiros ainda insinuou que o Ministério Público Federal (MPF) estaria trabalhando contra sua candidatura a Presidência do Senado

Por 7Segundos com Congressoemfoco 31/01/2019 19h07
Após vazamento de áudio, Renan acusa MPF de atuar contra sua candidatura ao senado
Combativo, Renan Calheiros fala sobre presidência do senado e troca farpas com senador - Foto: Reprodução/PolíticaReal

Escolhido pela maioria da bancada do partido como candidato a Presidência do Senado na noite desta quinta-feira (31), o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), se manifestou em rede social sobre a divulgação de gravações que indicariam que ele teria negociado em 2014, com o grupo JBS, indicações para o Ministério da Agricultura da então presidente Dilma Rousseff (PT), e insinuou que o Ministério Público estaria trabalhando contra sua candidatura.

Nos áudios divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, Renan conversa com Joesley Batista e Ricardo Saud, ex-dirigentes da multinacional de alimentos.

Antes de ser escolhido pelo partido, após disputa interna com Simone Tebet (MS), Calheiros usou o Twitter para responder à Folha, e chegou a insinuar que o Ministério Público Federal teria enviado as gravações ao jornal às vésperas das eleições ao Senado, para prejudicar sua candidatura.

"Vejam porque nunca cogitei e não postulei ser presidente do Senado. O Ministério Público Federal jamais iria me apoiar", escreveu o parlamentar.

Calheiros, que nunca se declarou abertamente como candidato, era tratado pelos pares como um dos favoritos a vencer a disputa, fato que se confirmou nesta quinta-feira, após reunião de mais de três horas entre bancada do MDB, em Brasília. Foram sete votos favoráveis a Renan, e cinco a Simone.