Religião

Cavalgada da Padroeira sai nesta quinta (31) de Bom Conselho (PE)

Grupo irá percorrer 100 km até Arapiraca, trazendo réplica de imagem da padroeira

Por 7Segundos 30/01/2019 12h12
Cavalgada da Padroeira sai nesta quinta (31) de Bom Conselho (PE)
Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

Após 17 anos, a Cavalgada da Padroeira, que já se firmou como tradição religiosa em Arapiraca, volta a reunir 200 cavaleiros e amazonas para percorrer mais uma vez, o caminho feito por Manoel André, quando trouxe uma imagem de Nossa Senhora para ser padroeira do lugarejo que depois se transformou na cidade de Arapiraca.

Promovida pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa), a cavalgada sai do município de Bom Conselho (PE) na tarde de quinta-feira (31), após celebração conduzida pelo bispo Dom Valério Breda, no Convento das Irmãs Franciscanas. De lá, cavaleiros e amazonas seguem até o distrito de Santa Quitéria, ainda em Pernambuco, onde fazem o primeiro pernoite.

Amazonas e cavaleiros se revesam ao carregar a imagem da santa pelo caminho. E a passagem da cavalgada é também esperada pelos moradores dos lugarejos que ficam no percurso, que segue até o município de Igaci, na sexta-feira.

A imagem chega a Arapiraca no sábado (2) e segue direto para o Largo Dom Fernando Gomes, onde uma multidão já está concentrada para dar início a procissão, que deve reunir aproximadamente 50 mil pessoas.