Sertão

Cortes em hospital de Paulo Afonso (BA) preocupa moradores de Delmiro Gouveia

Unidade é uma das referências no atendimento de emergência para a população sertaneja

Por Redação 22/01/2019 13h01
Cortes em hospital de Paulo Afonso (BA) preocupa moradores de Delmiro Gouveia
Cortes em hospital de Paulo Afonso (BA) preocupa moradores de Delmiro Gouveia - Foto: Reprodução

Um comunicado da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) sobre o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), localizado em Paulo Afonso (BA), têm deixado os moradores de Delmiro Gouveia preocupados. A unidade hospitalar é uma das referências no atendimento de emergência para a população sertaneja. 

O município de Delmiro Gouveia conta com uma estrutura de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas os casos mais graves geralmente são encaminhados para o Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, ou para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Por conta das distâncias para essas cidades, o HNAS de Paulo Afonso é uma das opções procuradas pelos moradores.

Na última segunda-feira (21), a Chesf anunciou uma série de cortes no hospital gerenciado pela companhia em Paulo Afonso. O objetivo é transferir os investimentos para unidade hospitalar.

Os cortes serão feitos desde a suspensão total das cirurgias eletivas a partir do dia 1º de março de 2019; ao fechamento da urgência do HNAS entre 19h às 7h, será extinto o atendimento de ortopedia; número de postos médicos obstetras urgentistas será reduzido pela metade, o número de leitos do HNAS será cortado em até 60%. E, no final de 2020, com ou sem a transferência definitiva do HNAS para a UNIVASF, a Chesf vai se retirar da operação do Hospital.