Brasil

Aliados de Lula fazem campanha para indicação do petista a Nobel da Paz

Candidatura foi idealizada pelo ativista Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio na edição de 1980

Por Notícias ao Minuto 21/01/2019 13h01
Aliados de Lula fazem campanha para indicação do petista a Nobel da Paz
Ex-presidente Lula - Foto: Reprodução

Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em campanha para a indicação do petista ao Prêmio Nobel da Paz. A candidatura de Lula foi idealizada pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio na edição de 1980 por conta de seus esforços em defesa dos direitos humanos durante ditaduras na América Latina

Esquivel justifica a candidatura do ex-presidente por conta de sua atuação em políticas sociais, que retiraram 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza e tirou o país do Mapa da Fome da ONU.

"O Nobel para Lula ajudará a fortalecer a esperança de poder continuar construindo um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida", disse ao site 'Brasil 247'.

O abaixo-assinado para que seja efetivada a candidatura do petista já tem mais de 460 mil assinaturas. No entanto, o comitê avaliador considera apenas a assinatura de grupos específicos: membros de assembleias nacionais e governos nacionais soberanos; membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia; membros do Instituto de Droit Internacional; professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; reitores e diretores universitários; diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa; pessoas que receberam o Prêmio Nobel da Paz; membros da diretoria principal de organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz; ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel.

A candidatura deve ser efetivada até o dia 1º de fevereiro.