Sertão

Após estiagem, Ministério classifica como emergencial a situação de Olho D’Água Grande 

Por Assessoria 16/01/2019 11h11
Após estiagem, Ministério classifica como emergencial a situação de Olho D’Água Grande 
Situação de emergência foi decretada pelo Ministério Público - Foto: Reprodução

Por conta da seca, o Ministério do Desenvolvimento Regional publicou no Diário Oficial da União nesta terça-feira (15), uma portaria em que reconhece e classifica como emergencial a situação do município de Olho D’Água Grande. Para o prefeito Zé Adelson, a notícia é animadora. “Desde o início do nosso mandato buscávamos esse reconhecimento do Governo Federal para garantir melhorias para a nossa população. A estiagem prolongada gerou prejuízos na agricultura e pecuária do município, além de dificultar o abastecimento de água para o consumo humano”, disse. 

O reconhecimento federal permite o acesso às ações de socorro e assistência, como a Operação Carro-Pipa, que fornece água tratada para os moradores, além de possibilitar a renegociação de dívidas no setor de agricultura, o recebimento de cestas básicas e também o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para movimentação da economia na cidade. 

“Mesmo diante da crise enfrentada pelos municípios, sempre buscamos alternativas para garantir à nossa população o acesso a esse bem tão precioso e essencial. Inauguramos uma adutora, contratamos carros-pipa e realizamos a manutenção e instalação de bombas d’água. Esse reforço do Governo Federal chega em uma ótima hora, e é a comprovação que nossa administração está sempre em constante luta para melhorar a qualidade de vida dos olhodaguagrandenses”, concluiu Zé Adelson.