Cultura

Diretora da Casa da Cultura encena com Ney Matogrosso em clipe de alagoano

Música tem grande teor político

Por Assessoria 15/01/2019 12h12
Diretora da Casa da Cultura encena com Ney Matogrosso em clipe de alagoano
Clipe Ney Matogrosso - Foto: Reprodução

Não é a primeira vez que a diretora da Casa da Cultura de Arapiraca, Leide Serafim, aparece em um clipe em que o cantor Ney Matogrosso é destaque. Sua estreia foi na canção “Memória da Flor”, do músico alagoano Júnior Almeida.

Agora, ela, que é também dançarina profissional, contracena com o ex-Secos e Molhados em nova música de outro alagoano, o rapper Vitor Pirralho juntamente com o grupo musical U.N.I.D.A.D.E., prestes a lançar seu terceiro disco “A Invenção É A Mãe de Todas As Necessidades”.

Com clipe dirigido pelo também cineasta alagoano Henrique Oliveira, da produtora Panan Filmes, a música “Rumos e Rumores” ganha notoriedade pelo enredo que vive o Brasil com a ameaça iminente de os índios terem seu restante de terra (que hoje representa 0,1% do território nacional) tomado pelo agronegócio.

No clipe, Ney encarna um pajé que vislumbra em uma visagem as dificuldades futuras de seu povo, que mais dá valor ao contato com a terra pura do que com o lucro que ela pode proporcionar.

O teor político percorre todo o discurso da música, com os dançarinos reverberando isso corporalmente. Em forma de metáfora, Leide Serafim, também conhecida como Olodum, é “só mais uma” nessa grande torrente sem rostos no espelho do homem branco.

Aos 39 anos de idade, dançarina desde 1995 onde participou do grupo de percussão AfroMandela e de dança Sururu de Capote, a própria Olodum é ativista dos povos indígena e afro, realizando sempre ações voltadas para estas pautas na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, no Centro de Arapiraca.

Desde que assumiu a Casa em 2017, foram realizados importantes eventos por lá como a Semana de Consciência Indígena falando sobre a ressurgência dos povos e diversas exposições sobre arte e cultura negra, além de homenagens a mães-de-santo .