Educação

Atraso no retorno dos transportes prejudica universitários de Teotônio Vilela

Segundo prefeitura, veículos estão em manutenção, e só devem voltar em fevereiro.

Por 7Segundos | Claudemir Calixto 14/01/2019 19h07
Atraso no retorno dos transportes prejudica universitários de Teotônio Vilela
Ônibus do Programa de Transporte Universitário de Teotônio Vilela - Foto: Cortesia

Quando os transportes universitários do município de Teotônio Vilela chegam às instituições de ensino, em Maceió e Arapiraca – universidades públicas, privadas, e escolas técnicas – chamam a atenção de forma imperativa. É que a qualidade do transporte universitário do município é considerada a melhor do Estado. E há quem se arrisca a dizer que se trata de uma das melhores frotas do nordeste. E, de fato, não há como contestar.

O Programa de Transporte Universitário do município foi remodelado em 2017, depois da tragédia ocorrida em maio daquele ano – um acidente envolvendo dois ônibus escolas de Junqueiro e Teotônio Vilela, que vitimou alunos e motoristas dos dois municípios.

Porém, mesmo depois das melhorias implantadas, inclusive com observação especial no quesito segurança, ações geridas e acompanhadas de forma integrada pelas secretarias de transporte e educação, os alunos ainda precisam peregrinar para convencer a secretaria de transporte sobre a necessidade do retorno dos ônibus em consonância com o calendário das suas instituições de ensino.

O drama é repetido todo ano. Algumas instituições, como é o caso da UFAL, Campus de Arapiraca, pausaram as aulas, no final do ano de 2018, no meio do período. O que significa voltar às aulas com tudo: provas, seminários, apresentação de trabalhos, fechamento da primeira nota do período; duas primeiras semanas que mais parecem uma maratona de atividades universitárias. Por esse motivo, os alunos de todas as instituições, que já reiniciaram as atividades – UFAL campus de Arapiraca retorna dia 21 – estão sem saber o que fazer para concluírem o período anterior, ou começarem o próximo.

Informações, repassadas por estudantes, dão conta de que os responsáveis pelo setor do Programa de Transporte Universitário já encaminharam ofício à Secretaria de Transporte do município informando sobre a necessidade, urgente, do retorno dos ônibus. Mas a resposta teria sido de que os veículos estão em manutenção e só retornarão no início de fevereiro, o que prejudicaria todos os universitários do programa.

Em nota, a assessoria de comunicação do município disse que os ônibus estão sendo vistoriados. E que janeiro é o único mês que a prefeitura dispõe para a realização dos serviços.

 

Leia nota na íntegra:

“É muito importante que todos os transportes escolares sejam vistoriados. Todos eles, sem exceção, precisam de serviços de manutenção. Janeiro é o único mês que dispomos para estes serviços, inclusive fazemos isso todos os anos, sabendo que todo transporte só deve circular com o Certificado da Vistoria Técnica”.