Agreste

[Vídeo] Prefeitura não amplia cemitério da Bananeira mesmo com materiais disponíveis

Município diz que licitação está na fase final, conforme nota

Por Patrícia Bastos 11/01/2019 16h04
[Vídeo] Prefeitura não amplia cemitério da Bananeira mesmo com materiais disponíveis
Tijolos doados por vereadores estão no local há mais de dois anos - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Se um morador da Vila Bananeiras morrer hoje, além da tristeza de perder o ente querido, os familiares terão que lidar com outra difuldade: onde enterrar o corpo? O cemitério João Paulo II está superlotado há anos e somente as famílias que já possuem sepultura podem enterrar no local, desde que o sepultamento anterior tenha ocorrido há mais de um ano.

De acordo com o presidente da associação que representa os moradores da comunidade Piauí, Antônio Paiva que fica na Bananeira, as opções de cemitério mais próximas seriam nos povoados Lagoa Seca e Pau d'Arco - este também já superlotado, mas elas não agradam as famílias, porque torna necessário pegar um transporte para fazer "visitas" ao parente falecido.

"Todos os meses, nós vamos à prefeitura cobrar a ampliação do cemitério da Bananeira e eles prometem, prometem, mas não cumprem. Sempre dizem que irão resolver no mês seguinte, mas não fazem", afirmou Antônio Paiva.

E a solução para resolver o problema "é simples e barata", nas palavras dele. Um terreno de duas tarefas de área adjacente ao cemitério foi comprado na gestão da ex-prefeira Célia Rocha e até mesmo os tijolos para ampliar o muro, doados pelos vereadores Léo Saturnino (MDB) e Fábio Henrique (PCdoB) há mais de dois anos, estão no local.
 
"Só falta mesmo a prefeitura mandar trabalhadores pra levantar, mas fica colocando uma série de dificuldades, falando que precisa de licitação, de licenciamento ambiental junto ao IMA. Mas não precisa de licenciamento se o cemitério já existe e apenas será ampliado. O próprio IMA já confirmou isso para a gente", ressaltou o presidente da associação.

Além do cemitério João Paulo II, da Vila Bananeiras, outras comunidades também passam por dificuldades para fazer sepultamentos, como Vila Pau d'Arco e Cangandu. No total, Arapiraca administra 13 cemitérios públicos. O maior deles é o Santo Antônio, localizado no bairro Verdes Campos.

Conforme nota encaminhada para o 7Segundos, a prefeitura de Arapiraca afirmou que o processo licitatório para ampliação dos cemitérios está na fase final:

"A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que o processo sobre o projeto de ampliação dos cemitérios municipais encontra-se em fase final de licitação. Na próxima terça-feira (15) haverá abertura para proposta de preços."