Baixo São Francisco

Ambientalista percorre, de bicicleta, todas as cidades banhadas pelo rio São Francisco

Foram quase 3 mil quilômetros até chegar em Penedo, penúltimo município da jornada

Por Aqui Acontece 09/01/2019 12h12
Ambientalista percorre, de bicicleta, todas as cidades banhadas pelo rio São Francisco
Por onde passou, ambientalista deu palestras e entrevistas sobre importância da preservação do rio - Foto: Divulgação

Seis meses depois de sair da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, o ciclista e ambientalista Paulo Pecê Lima está concluindo a sua jornada de percorrer todo o trajeto feito pelo Velho Chico até a foz. Na terça-feira (8), ele chegou ao município de Penedo, o penúltimo de seu itinerário, que termina em Piaçabuçu.

O ambientalista de 64 anos de idade mora em Belém do Pará e já fazia percursos na sua bicicleta "Maitê", quando resolveu percorrer o "rio da integração nacional", que após sair de Minas, passa pela Bahia, Pernambuco e Sergipe até chegar em Alagoas, passando por todos os municípios da região ribeirinha no projeto que ele batizou de "Maitê, o Velho e o Chico".

Da decisão de sair pedalando por uma extensão de quase 3 mil quilômetros, após conhecer outros ciclistas que falavam da experiência de pedalar às margens do rio São Francisco, veio também o desejo de trabalhar a conscientização das pessoas para a importância da preservação ambiental. Por conta disso, nas cidades por onde passou, ele deu palestras, entrevistas e participou de rodas de conversas com temas ligados ao meio ambiente.

“20 milhões de pessoas vivem as margens do Rio São Francisco. Não podemos mais esperar, é preciso agir e fazer algo em favor da natureza. Não podemos mais transferir a responsabilidade para ninguém. Devemos nos conscientizar da importância do Rio para todos e arregaçar as mangas”, afirmou Paulo Lima.