Política

Prefeito Joãozinho Pereira extingue Secretaria de Cultura

Só em 2017 artistas vilelenses independentes foram premidos na literatura e no cinema de Alagoas

Por 7Segundos | Claudemir Calixto 08/01/2019 11h11
Prefeito Joãozinho Pereira extingue Secretaria de Cultura
Joãozinho Pereira - Foto: Blog do Tinho

Contrariando o próprio discurso e as promessas de campanha, o prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira anunciou, nesta terça-feira (08), a extinção da secretaria de Cultura, que passará a integrar a pasta da educação, já administrada por sua prima, Noêmia Barroso. Dessa forma, a pasta de Barroso volta a ser Secretaria de Educação e Cultura.

Marcela Vilela assume a Secretaria de Comunicação (SECOM). Além da pasta de Cultura, que antes era administrada por Vilela, o gestor também extinguiu o Centro Profissionalizante Municipal (CTPM), sob o argumento de que o SEST SENAT, mesmo não sendo uma instituição da administração pública municipal, já cumpre esse papel na cidade, porque oferece muitos cursos para os jovens.

Na campanha, na qual foi eleito para administrar Teotônio Vilela pela terceira vez, Joãozinho Pereira prometeu incentivar a cultura local na sua nova gestão. Somente em 2017, o município foi um dos maiores destaques em Alagoas na produção literária e cinematográfica. Foram dois prêmios de Literatura, concedidos a autores vilelenses pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, e duas estatuetas do Festival Sururu de cinema, maior janela do audiovisual alagoano, que premiou o filme “Trem Baiano”, produzido por cineastas vilelenses.

Outra mudança foi a remoção do secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo varejão. Militante do empreendedorismo, Varejão criou a Promoção Natal dos Sonhos – que ao que parece, foi vetada pelo governo municipal no último ano – entre outras ações para aquecer o comércio local. O Secretário, que é muito bem relacionado com as autoridades da área do Empreendedorismo de Alagoas, passará a gerir o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). No seu lugar, assumirá Eliane Maria Silva de Almeida.

No SAAE, Edvaldo será responsável por fazer “mudanças necessárias no sistema”, segundo divulgado pela gestão. Entre os desafios que serão enfrentados por Varejão, está o “recadastramento de todos os consumidores para promover um plano de eficiência para que os usuários possam sair da inadimplência, que, segundo divulgado pela administração, já somam mais de R$ 3 milhões de reais”.

Embora o SAAE tenha dado autonomia e melhorado o abastecimento de água no município, especialmente no que se refere aos longos períodos de falta d’água, que eram constantes antes da implantação do Sistema, a autarquia já foi alvo de muitas críticas, especialmente pela suspeição da qualidade da água, quando o sistema contava apenas com a adutora do povoado Cana Brava.

A inauguração da adutora do povoado Teixeira garantiu um pouco menos de desconfiança por parte da população em relação a qualidade da água. Atualmente um dos pontos de críticas ao Sistema diz respeito a relação da gestão anterior com os consumidores.

Tendo sido o principal responsável pelo o aumento dos gastos públicos, com a criação de novas secretarias, no início da sua gestão, ao anunciar as mudanças, o prefeito Joãozinho Pereira, afirmou: “Trabalhamos sempre para um modelo de gestão que tenha uma estrutura mais enxuta, onde os trabalhos fluam com maior agilidade e eficiência, otimizando recursos e beneficiando servidores e a população Vilelense”, concluiu.