Política

No Twiter Fernando Haddad reage a fala de ministra Damares sobre SISU

Petista disse que aprisionar a juventude não fará bem ao Brasil

Por Redação 07/01/2019 14h02
 No Twiter Fernando Haddad reage a fala de ministra Damares sobre SISU
Petista reagiu a comentário da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves - Foto: Reprodução | Twitter

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), candidato derrotado a presidente da república nas últimas eleições, reagiu, na manhã desta segunda-feira (07), em sua conta no twitter, as afirmações da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, que criticou em entrevista a Globo News, a regra do Sisu que permite ao estudante se candidatar a vaga universitária longe de onde a família mora.

Na colocação da ministra o ENEM contribuiria para desfazer os laços familiares. Haddad escreveu em sua rede social: SiSU foi criado para dar liberdade aos jovens. Mesma regra do Prouni, duas enormes conquistas da nossa gestão. Educação é liberdade. Aprisionar a juventude não fará bem ao Brasil”, disse o político.

Na entrevista, Damares reafirmou seu entendimento: “O menino lá do Rio Grande do Sul faz o Enem, ele passa no vestibular para medicina lá no Amapá, que é o grande sonho dele e da família. Esse menino é tirado do contexto. Às vezes tem apenas 16 anos. Será que nós não poderíamos estar começando a pensar em políticas públicas, que este menino ficasse um pouco mais próximo da família? 'Ah, mas em outros países acontece'. Mas nos outros países o papai tem dinheiro para ir lá na universidade visitar de vez em quando o filho”, cincluiu.

O Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, o Sisu, permite que estudantes aproveitem a nota do Enem para estudar em universidades de todo o país e não somente onde eles fizeram a prova.