Educação

Professores aposentados preparam ato em protesto ao não pagamento dos salários

Profissionais recebiam sempre no último dia útil de cada mês

Por 7segundos 04/01/2019 15h03
Professores aposentados preparam ato em protesto ao não pagamento dos salários
Prefeitura de Arapiraca - Foto: Reprodução

Os professores aposentados e pensionistas da rede municipal de Educação de Arapiraca, que recebem acima de R$ 2 mil reais, prometem fazer muito barulho nas dependências internas da Prefeitura de Arapiraca na próxima segunda-feira (07). O motivo do protesto é o não pagamento do salário referente ao mês de dezembro.

De acordo com a professora Juraci Pinheiro, que representa os aposentados no Sinteal no Agreste, boa parte dos aposentados e pensionistas da educação municipal não receberam os salários referente ao mês de dezembro de 2017.

Juraci Pinheiro informou que o pagamento dos aposentados no último dia útil do mês, foi uma conquista da categoria desde a gestão da prefeita Célia Rocha.  Segundo a professora, um reconhecimento aos profissionais que dedicaram a vida em sala de aula.

Mas no primeiro mês da gestão do prefeito Rogério Teófilo, em 2017, o pagamento também não seguiu esse acordo entre município e a categoria. “ Eu mesma falei para o prefeito que ele tinha que continuar honrando o compromisso, e o pagamento voltou a ser normalizado já no segundo mês”, afirmou Juraci.

Mas agora, estranhamento os profissionais inativos passaram a receber por faixa salarial, o que deixou boa parte da categoria revoltada. “ Vamos até a prefeitura exigir que o nosso salário seja pago no último dia útil do mês. Prefeito, respeite os professores aposentados”, desabafou Juraci.

O presidente do Sinteal região Agreste,Paulo Henrique, afirmou que os servidores que estão na ativa receberam o salário no dia 29 de dezembro, e portanto, o pagamento deveria ter sido realizado para todos os profissionais da educação. "Nada justifica deixar os inativos e pensionistas sem o pagamento, já que os recursos do Fundeb garantem quase a totalidade do pagamento dos profissionais. Na próxima segunda, vamos solicitar que o município aponte uma data para o pagamento referente ao mês de dezembro", afirmou o presidente do Sinteal.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que os aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 2 mil receberão seus vencimentos junto da segunda faixa salarial. De acordo com a Ascom, a mudança de data de pagamento ocorreu devido ao grande volume de pagamentos realizados pela prefeitura com relação aos salários de dezembro e décimo terceiro. A partir de janeiro, a categoria volta a receber normalmente no último dia útil do mês.