Arapiraca

Japão anuncia sua retirada da comissão que protege baleias e a volta da caça comercial

A retomada comercial da atividade, proibida desde 1982, deve ocorrer em julho

Por 7segundos 26/12/2018 09h09
Japão anuncia sua retirada da comissão que protege baleias e a volta da caça comercial
Caça a Baleias no Japão - Foto: Cortesia

Autoridades japonesas informaram nesta quarta-feira (26) a sua saída da Comissão Internacional da Baleia (IWC) no ano que vem, e a volta a caça comercial a partir de julho que vem. O porta voz do Governo, Yoshihide Suga, leu a decisão.

Criada há 70 anos, a CIB tem o objetivo de garantir a preservação desses cetáceos e impedir sua caça indiscriminada nos oceanos.

A caça é proibida desde 1982 e, esse ano, o Japão tentou derrubá-la durante a reunião da organização ocorrida em Santa Catarina, mas foi derrotado em votação.

O porta-voz japonês disse que, após a retirada do país, o Japão atuará como observador dentro da organização e assegurou que o governo de Tóquio manterá o compromisso com a gestão dos recursos marinhos de acordo com dados científicos.

Desde 21 de abril de 1951, o Japão era membro da comissão, e até agora havia respeitado a moratória sobre a caça comercial de baleias, mesmo com as organizações de proteção dos animais afirmando que a atividade ocorria de maneira clandestina no país.