Alagoas

Governador se antecipa e discute no Agreste incertezas da era Bolsonaro

Renan Filho se reuniu com políticos e empresários para fortalecer política interna em diversos setores

Por 7Segundos 21/12/2018 11h11
Governador se antecipa e discute no Agreste incertezas da era Bolsonaro
A reunião do governador com os deputados estaduais foi transmitida pelo Instagram - Foto: Reprodução/Instagram

Durante reunião com empresários e políticos na entrega de registro estadual de estabelecimento de empresas do ramo frigorífico, em Campo Alegre, realizada na manhã desta sexta-feira (21), o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), discutiu rumos para a política interna e o fortalecimento dos setores produtivos do Estado. Renan transmitiu a reunião em seu perfil no Instagram.

Entre os assuntos tratados, as declarações dos integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PSL) e do próprio presidente eleito. O governador de Alagoas disse que é preciso aguardar o início deste novo governo para saber como ficarão as contribuições federais direcionadas ao Estado. Ele disse ainda que tem planejado saídas para o possível não repasse de verbas federais e citou um dos programas que beneficia diversos alagoanos, o Programa do Leite, como um dos que corre risco de ter verba cortada.

Renan Filho usou como comparação e criticou o momento político dos Estados Unidos, onde o atual presidente, Donald Trump, insiste na ideia de construir um muro para impedir a entrada de migrantes no país. Ele fez referências também aos venezuelanos, que querem vir ao Brasil e criticou as declarações dos indicados para assumir junto com Bolsonaro, o novo governo. “Não pode receber venezuelanos? Mas nós nordestinos já fizemos isso também. Já fomos venezuelanos. Não podemos construir ‘muros’ em um país como o Brasil", disse o governador, que relacionou o assunto à necessidade dos nordestinos de trabalharem em estados do sudeste.

“Antes o nordestino tinha que ir a São Paulo para crescer, por exemplo. Mas hoje o nosso estado tem suprido as necessidades do trabalhador. Essa ideia de migração local foi deixada de lado, mas não esquecida e pode voltar com a criação desses ‘muros'’’, explicou Renan Filho. O gestor sugeriu que órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE/AL), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o próprio Governo do Estado se unam para pensar e executar uma modernização na agricultura alagoana, para que pequenos produtores possam produzir e não pense em sair do seu estado de origem.

Violência
Horas antes de falar à imprensa em coletiva agendada para tratar da redução dos números de mortes violentas em Alagoas, o gestor revelou a satisfação de receber dados como os divulgados pelo Fórum de Segurança Pública. Renan Filho citou, inclusive, o crime do vereador por Maceió, Silvânio Barbosa, morto de forma brutal em setembro deste ano. O chefe do Executivo usou o assassinato do vereador como referência no combate à criminalidade, tratando da rápida resposta dada pela Segurança Pública à elucidação do caso.