Religião

Papa Francisco nomeia novo bispo da diocese de Palmeira dos Índios

O anuncio foi comemorado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Por 7Segundos 19/12/2018 13h01
Papa Francisco nomeia novo bispo da diocese de Palmeira dos Índios
O escolhido é titular da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dom Eliseu, no Pará - Foto: Divulgação/CNBB

Nesta quarta-feira (19) o Papa Francisco nomeou o novo bispo para a Diocese de Palmeira dos Índios. Padre Manoel de Oliveira Soares Filho, foi o escolhido pelo líder mundial da Igreja Católica

Padre Manoel, agora Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, é titular da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dom Eliseu (PA).

O novo bispo de Palmeira dos Índios nasceu em 1965, na cidade de Campim, no Pará. Ele foi seminarista na capital paraense e foi ordenado padre em 1993.

Foi enviada uma carta, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para Dom Manoel de Oliveira. O texto descreve a alegria da CNBB com a nomeação do líder religioso e conta um pouco sobre a trajetória de dom Manoel de Oliveira na Igreja Católica.

Ainda na carta é desejado ao líder religioso um bom trabalho na nova missão.

Leia a carta na íntegra:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como bispo diocese da diocese vacante de Palmeira dos Índios (AL) anunciada nesta quarta-feira, 19 de dezembro. Nossa palavra sempre de agradecimento ao Santo Padre pelo zelo manifestado com as Igrejas Particulares no Brasil.

Contemplamos sua trajetória de vida e missão: em setembro passado, o senhor completou 25 anos de sacerdócio. Desde 1993, o senhor tem se dedicado ao trabalho pastoral paroquial e aos estudos especializados no campo da Doutrina Social da Igreja. Atualmente, exercia um serviço próximo ao seu bispo diocesano, dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, da diocese de Bragança (PA), como vigário episcopal. Tudo isso, certamente, serviu a Deus como instrumento de preparação para este momento da chegada do ministério episcopal em sua vida.

Saudamos sua nomeação com as palavras do Papa Francisco dirigidas aos bispos do Brasil, em 2013, quando ele nos visitou por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Desejamos paz e serenidade para seu ministério e enviamos nosso abraço e nossas preces.

Em Cristo, Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB