Arapiraca

Esmal leva até Arapiraca treinamento de aprovados para estágio em Direito

Cerca de 100 estudantes participaram da capacitação, realizada na tarde de quinta-feira (13)

Por Assessoria 14/12/2018 14h02
Esmal leva até Arapiraca treinamento de aprovados para estágio em Direito
Esmal leva treinamento de aprovados para estágio em Direito para Arapiraca - Foto: Assessoria

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) ofertou, no município de Arapiraca, treinamento obrigatório para aprovados no processo seletivo para estágio em Direito no Poder Judiciário de Alagoas. Cerca de 100 estudantes universitários, que irão compor cadastro de reserva das unidades do interior do estado, participaram da qualificação, na tarde desta quinta-feira (13), no Salão do Júri do Fórum Desembargador João Oliveira e Silva.

Segundo o coordenador de Projetos Especiais da Esmal, juiz Anderson Passos, a interiorização das atividades é algo muito importante e contribui para que mais pessoas possam participar dos processos seletivos. Ele também explicou que o curso é um momento para mostrar para os estagiários como será a relação deles com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). “Essa interação inicial com eles é fundamental para o sucesso da relação profissional ao longo do estágio. Hoje pudemos falar sobre os seus direitos e deveres, passamos informações sobre como funciona o judiciário e separamos um momento para sanar dúvidas”, afirmou.

Convidado para conversar com os estudantes, o juiz Alberto de Almeida destacou a relevância do trabalho executado pelos estagiários. “Por conta do volume de serviço que nós temos que cumprir e executar, eles são imprescindíveis em qualquer unidade jurisdicional. Além disso, é uma forma de nós captarmos bons profissionais para nos ajudarmos. Minhas duas assessoras, por exemplo, foram contratadas depois de realizarem um ótimo serviço como estagiárias”, contou.

Também presente, o juiz André Avancini aproveitou para dar algumas dicas e contar um pouco sobre o que os estudantes universitários vão encarar no dia a dia. “Esperamos prepará-los para o início da atividade profissional porque estão começando a carreira jurídica agora, eles não têm experiência. Sem dúvida alguma, ofertamos um dos melhores programas de estágio e eles terão a chance de crescer e adquirir uma bagagem importante”, disse.

O treinamento em Arapiraca também foi a última oportunidade para quem se inscreveu para o polo de Maceió e não compareceu ao treinamento realizado na última segunda-feira (3), no Pleno do TJAL. Foi o caso de Mirtes Ferreira, de 21 anos. “Eu fiquei sabendo sobre as datas desta edição do processo seletivo através do Instagram do TJAL e, como a minha prima já é estagiária lá e sempre falou muito bem, resolvi tentar também. Como o Direito é uma profissão muito diversificada, com várias opções de atuação, a experiência vai servir para me ajudar na hora de escolher uma área”, contou.

Sobre o estágio
O processo seletivo tem validade de 12 meses, contados a partir da data de homologação do resultado final do concurso. O estágio remunerado terá carga horária mínima de 24 horas semanais, no período vespertino ou matutino, tendo a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.