Polícia

3º BPM forma nona turma do Pelotão Mirim em Arapiraca

Por Assessoria 14/12/2018 12h12
3º BPM forma nona turma do Pelotão Mirim em Arapiraca
3º BPM forma nona turma do Pelotão Mirim em Arapiraca - Foto: Assessoria

Mais uma turma do projeto Pelotão Mirim foi formada na noite dessa quinta-feira (13/12) em Arapiraca. A solenidade especial de formatura da Turma 2018 do projeto, aconteceu no Ginásio João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, contando com a presença dos familiares das crianças atendidas, pessoas da comunidade, a banda de música da Polícia Militar de Alagoas, além de autoridade civis e militares.

Os grandes homenageados da noite foram o Coronel Jurandir, propulsor do projeto no ano de 1992 no batalhão do Agreste e João Marinho, outro importante oficial para o desenvolvimento do Pelotão Mirim no 3º BPM, a partir de 2010. A turma de formandos 2018 recebeu o nome do Tenente Jhonatan, que acompanha o projeto desde sua reimplantação no batalhão, em 2010.

O projeto ocorre através da parceria com as Prefeituras Municipais de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca, por meio das Secretarias de Educação, atendendo crianças entre 10 e 14 anos que são oriundas de escolas públicas. Até o momento, o projeto já formou mais de 500 crianças, o que vem modificando a realidade dessas famílias.

Na 9ª edição do projeto, foram atendidas 61 crianças. Como nos anos anteriores, os alunos contam em sua grade curricular com atividades desenvolvidas dentro e fora das dependências do 3º BPM. Destacam-se as atividades de reforço de matérias escolares, aulas de música e canto, orientação sobre drogas e comportamento, atividades físicas e educação militar básica, além de participarem de diversos eventos públicos e sociais.

O evento foi marcado por forte emoção em todos os momentos, especialmente, no momento em que o orador da turma fez o seu discurso e durante as apresentações artísticas e musicais realizadas pelas crianças. Durante o evento, as crianças também fizeram o juramento de honra e foram condecorados por seus padrinhos e madrinha, além de recebem os seus certificados. 

Outro importante momento da formatura, foi a entrega das placas de agradecimento a autoridades civis e militares envolvidas no projeto.