Justiça

Judiciário inaugura Fórum em Taquarana com o nome do juiz Odilon Marques Luz

Presidente Otávio Praxedes destacou trajetória do homenageado na Justiça alagoana

Por Assessoria 12/12/2018 16h04
Judiciário inaugura Fórum em Taquarana com o nome do juiz Odilon Marques Luz
Fórum de Taquarana - Foto: Assessoria

Com o nome do juiz Odilon Raimundo Maciel Marques Luz, falecido em outubro deste ano, o Fórum da Comarca de Taquarana foi inaugurado, nesta quarta-feira (12), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Otávio Praxedes. A nova estrutura foi erguida, em aproximadamente oito meses, com R$ 2.386.278,25 de recursos do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Para Otávio Praxedes, o prédio, que conta com 594,07 m², em uma área total de 2.240 m², garante melhores condições de trabalho para o magistrado, servidores, assim como para os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e advogados que prestarão um melhor atendimento à população de Taquarana, Belém e Coité do Noia, cidades que a comarca abrange.

Antes, a sede da Comarca de Taquarana funcionava em uma casa de porte médio no Centro da cidade, cedida pelo município. Para o juiz Lucas Albuquerque, a nova estrutura proporcionará uma melhor prestação jurisdicional à população atendida pela unidade. “Nós tínhamos um fórum um pouco acanhado que não nos possibilitava exercer nossas funções da forma mais adequada possível, mas agora com essa estrutura impecável, completa, com salas específicas para a Defensoria, Ministério Público, OAB, Salão do Júri, com certeza, vai propiciar aos servidores do quadro da comarca a melhor possibilidade de prestação jurisdicional e atender os cidadãos alagoanos de forma mais adequada, célere e eficiente em busca da concepção da Justiça, que é o fim do nosso trabalho”, explicou o juiz.

O presidente Otávio Praxedes falou sobre a emoção em reconhecer o trabalho do juiz Odilon Marques Luz. “Nós prestamos uma homenagem ao juiz Odilon Marques Luz, que faleceu recentemente, um magistrado que atuou no Judiciário de Alagoas de uma forma nobilitante e nós colocamos este fórum funcionando em homenagem ao Odilon e seus familiares. Eu me sinto muito feliz, é um acontecimento marcante, muito emotivo para a gente porque o Odilon tinha muitos admiradores na Justiça e também na sociedade alagoana”, disse.

Representando a família do juiz homenageado, Odilon Filho agradeceu a homenagem do Poder Judiciário destacando as principais características de magistrado responsável e dedicado, homem simples, apaixonado por esportes, de sorriso fácil e fazedor de amigos que seu pai foi.

“Esse é um momento muito especial para a nossa família. É um dia muito especial e também muito difícil. Chegar aqui e ver o nome do meu pai no Fórum é, para nós, motivo de muito orgulho e nós da família só temos que agradecer ao presidente Otávio Praxedes por essa belíssima homenagem perpetuando o nome do nosso pai por toda a história. Meu pai foi sem dúvida um exemplo de pai, de magistrado por onde passou, ele foi muito elogiado por todos”, agradeceu.

O vice-prefeito Davi Teófilo explicou que o terreno de 2.240 m² doado para a construção do fórum está localizado em um dos lugares que mais crescem no município, próximo à construção de uma creche e um ginásio de esportes. “A Justiça vem desempenhando um papel importantíssimo em nosso estado. A gente vê o quanto é importante dá essa proximidade às pessoas que precisam buscar a Justiça, então a gente entende a importância do simples fato de estar mais presente diante da situação que vive o país, onde são vários crimes que destroem nossa sociedade. A gente sabe que quando o Judiciário é célere, ágil, justo, ele traz igualdade para as pessoas e a gente vê o município e o nosso estado se desenvolverem ainda mais”, disse o vice-prefeito.