Polícia

Soldados do 3º BPM concluem 11º estágio de Rotam no BPRp em Maceió

Por Assessoria 10/12/2018 12h12
Soldados do 3º BPM concluem 11º estágio de Rotam no BPRp em Maceió
Soldados do 3º BPM concluem 11º estágio de Rotam no Batalhão de Rádio Patrulha em Maceió - Foto: Assessoria

Chegou ao fim nesse domingo (9) a 11ª edição do estágio de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam). O estágio foi realizado no Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), em Maceió e finalizado com o estágio em bairros e ruas da capital alagoana. 

Após quinzes dias de muita ralação e aprendizado, 26 militares de diversas unidades operacionais conseguiram concluir com êxito o momento de aprendizado. Representando o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, estiveram presentes seis soldados, que durante o estágio conseguiram se destacar perante os outros participantes.

As instruções visam qualificar e atualizar os conhecimentos da tropa sobre técnicas da doutrina, abordando instruções específicas do policiamento de rua, dentre elas: Conduta de Patrulha em locais de Alto Risco, Choque Ligeiro, Noções de Rocam, Escolta, Uso Diferenciado da Força e Defesa Pessoal.

Coordenador do curso, o Tenente Canuto, informou que no processo de capacitação adotado pelo BPRp, a cada estágio ou curso realizado, são inseridas disciplinas ou instruções mais modernas, atendendo à atualização de conhecimentos na área de Segurança Pública. 

“Nosso intuito é instruir da melhor forma nossa tropa para desempenhar com êxito as atribuições operacionais diárias, pois o aperfeiçoamento dos serviços ofertados pela PM, seja no serviço operacional, no trânsito, no administrativo, reflete em uma melhor assistência à segurança da população alagoana”, destacou Canuto.

A parte física e teórica do estágio foi encerrada na última sexta-feira (07/12) com a cerimônia de formatura, que dentre outras personalidades contou com a participação do comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Ênio Bolivar.

“Para otimizar o trabalho realizado pela Polícia Militar não há outro caminho, que não seja a qualificação. Para mim é motivo de orgulho comandar esta unidade o Terceiro Batalhão e poder qualificar ainda mais nossos profissionais. Nosso desafio é proporcionar à tropa conhecimento para que eles prestem um serviço digno à sociedade, tendo condições de enfrentar qualquer tipo de situação nas ruas”, destacou o oficial. 

Estágio final

Durante o final de semana foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos no estágio. Várias operações foram realizadas na capital alagoana e os resultados foram apresentados, armas apreendidas, entorpecentes, além de mandados de prisão em aberto cumpridos.