Educação

Prefeitura suspende ensino fundamental menor de Escola Divaldo Suruagy

Medida causou insatisfação entre pais e profissionais do local

Por 7Segundos 07/12/2018 11h11
Prefeitura suspende ensino fundamental menor de Escola Divaldo Suruagy
Escola Municipal Divaldo Suruagy - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Uma determinação da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca tem causado insatisfação na cidade. A gestão decidiu que, a partir de 2019, a Escola Divaldo Suruagy não ofertará mais turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental.

Aproximadamente 500 alunos foram matriculados em 2018 e essas vagas deverão ser cortadas. A Escola Municipal Divaldo Suruagy é conhecida na cidade por seu método de ensino multidisciplinar, bem aceito pelos pais dos estudantes. Na última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a unidade teve a pontuação de 5.3 para o 5º ano, estando à frente da média municipal, que foi de 5.0.

Questionada sobre o motivo da decisão, a Prefeitura de Arapiraca emitiu nota de esclarecimento:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), informa a comunidade escolar do bairro Brasília que as escolas de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy e Coronel Pedro Suruagy passarão por organização pedagógica em suas estruturas.

Como existem duas escolas na mesma região, o setor de Legislação da Secretaria de Educação e Esporte entendeu que são duas instituições de ensino atendendo o Fundamental I, quando existe uma necessidade maior para o Fundamental II com progressão parcial.

Essa medida foi discutida e estudada pelos gestores escolares, e os alunos de ambas as unidades não ficarão desassistidos pela gestão municipal, muito pelo contrário, essa é uma ação totalmente voltada para melhoria na qualidade do ensino, uma vez que as duas escolas são munidas de profissionais de qualidade.