Saúde

Municípios têm até quarta (5) para informar situação de obras do PAC

Por Assessoria 04/12/2018 16h04
Municípios têm até quarta (5) para informar situação de obras do PAC
Municípios têm até quarta (5) para informar situação de obras do PAC - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta os municípios que se encontram com suas informações desatualizadas junto ao Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), que o prazo para regularização se encerra nesta quarta-feira (5) de dezembro.

O gerente de Atenção Primária da Sesau, Rodrigo Luz, reforçou que a falha em responder ao Ministério da Saúde no prazo implicará no não recebimento dos recursos e na consequente paralisação das obras.

“O processo de construção, reforma e ampliação de unidades de saúde é essencial para ampliação do acesso da população a serviços de saúde e precisa ser tratada como prioridade pelos gestores municipais, estaduais e federais”, explicou o gerente de Atenção Primária da Sesau.

Para realizar a regularização, os responsáveis municipais devem acessar o site www.saude.gov.br . Para informações e dúvidas, devem entrar em contato pelo e mail: [email protected].

Requalifica SUS 

O requalifica SUS se estabeleceu como uma das principais estratégias para ampliação e aumento da resolutividade da Atenção Primária, e como agente apoiador, a Sesau tem atuado junto aos municípios para assegurar o cumprimento desta missão.

“De forma inédita foi realizado um levantamento de todas as obras em execução no Estado de Alagoas, assegurando que o investimento em saúde seja revertido em benefícios para a população”, ressaltou o assessor técnico da Gerência de Atenção Primária (GAP), Rafael Fireman.

A também assessora técnica do GAP, Julieta Trindade, lembrou que os técnicos da Sesau estão prontos para auxiliar os municípios em questões técnicas que podem atrasar e até impossibilitar obras importantes.

“A gestão estadual entende que a saúde pública é responsabilidade de todos e tem se mantido disponível para auxiliar os técnicos municipais assegurando que recursos públicos sejam bem utilizados e a população cada vez mais assistida”, reforçou Julieta.