Cultura

Circuito de Cinema têm inicio em Penedo

O principal objetivo do evento é promover a reflexão sobre questões ambientais e incentivar a preservação do meio ambiente

Por 7Segundos 27/11/2018 09h09
Circuito de Cinema têm inicio em Penedo
A mostra exibirá 22 filmes durante uma semana que termina no dia 02 de dezembro - Foto: Foto: Edson Oliveira

Considerado o maio0r evento de cinema de Alagoas, o Circuito Penedo de Cinema foi oficialmente aberto, na noite desta segunda-feira (26), na cidade de Penedo. Situada às margens do Rio São Francisco, a Praça 12 de Abril serviu de sala de exibições, que marcou o início do festival.

A programação, que se estenderá até domingo (02), leva ao público oficinas, workshops, conferências, bate-papos, mesas-redondas e conferências, além, é claro, da exibição de longas e curta-metragens. Durante a semana serão exibidos 22 filmes. A mostra, que tem como principal objetivo promover a reflexão sobre questões ambientais e incentivar o público a agir em prol da preservação do meio ambiente, tem o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Segundo o coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, a expectativa para o evento inteiramente gratuito, é de sucesso de público.

"As sessões que trazem mostras infantil e ambiental lotam a sala de exibição. Com todos esses filmes que serão apresentados queremos contribuir e fortalecer a cultura em nosso município. Teremos uma semana muito rica com formação, música, aprendizagem e uma programação diversificada para a população de Penedo e demais visitantes", disse.

O primeiro longa-metragem, exibido após a solenidade de abertura, foi “Para Minha Amada Morta”, dirigido por Aly Muritiba, que traz a história de Fernando que, após a morte de sua esposa, torna-se um homem quieto e introspectivo. Ele cria o seu filho Daniel sozinho e todas as noites o viúvo "revive" a presença da esposa, tentando organizar seus pertences.

Entre os presentes na solenidade, estavam o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, a pró-reitora de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Joelma Albuquerque, representando a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Carlos Eduardo Ávila e o coordenador da UFAL - Unidade de Ensino em Penedo, Alexandre de Oliveira.

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Tem o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), do SEBRAE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Prefeitura de Penedo.