Educação

Desfile, apresentações culturais e escolha da garota estudantil marcam abertura dos jogos estudantis

Por Assessoria 26/11/2018 11h11
Desfile, apresentações culturais e escolha da garota estudantil marcam abertura dos jogos estudantis
Desfile, apresentações culturais e escolha da garota estudantil marcam abertura dos jogos estudantis, em Girau do Ponciano - Foto: Assessoria

Para marcar a abertura dos Jogos Estudantis 2018, a SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na tarde e noite desta quinta-feira (22), um desfile com a participação das 24 equipes que participarão da competição. Percorrendo as principais ruas da cidade, o desfile saiu da Escola José Medeiros até o Ginásio de Esportes Djalma Nunes Santos.

Já no ginásio, alunos da Escola Major Vicente Ramos, localizada em Canafístula de Baixo, fizeram uma apresentação de capoeira com a participação do grupo de capoeira Mestre Inácio. Para lembrar a passagem do dia da Consciência Negra, alunos da Escola Santa Izabel organizaram uma apresentação abrangendo a temática do racismo e preconceito e, para completar as apresentações culturais, alunos da Escola Geraldo Bulhões, localizada em Canafístula do Cipriano, apresentaram o Coco de Roda, uma dança típica da região.

Após o juramento dos árbitros e dos atletas, representando a educação inclusiva, a aluna Laís Vitória, entrou na quadra poliesportiva conduzindo a tocha olímpica, simbolizando a pureza da eterna juventude dos jogos, para na sequência acender a pira olímpica, um momento de esperança e emoção que marcou a abertura dos Jogos Estudantis 2018.

E para finalizar a cerimônia de abertura, foi realizado o desfile para a escolha da garota estudantil 2018, com a participação de 24 meninas representando suas escolas e comunidades, sendo eleita a aluna Jadhyna Rodrigues, da escola EEBIC (Escola de Educação Básica Imaculada Conceição), em segundo lugar ficou a representante da ABBE (Amigos da Bola Bom na Escola), Gislayne Firmino e, em terceiro lugar ficou a aluna Kamila Vitória, da escola José de Messias Barros (CAIC).

As competições vão do dia 22 de novembro a 22 de dezembro, nas categorias peninha, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto e serão disputadas no Ginásio de Esportes Djalma Nunes Santos nos períodos vespertino e noturno.