Educação

Estudantes do IFAL Arapiraca conquistam medalhas na Obmep

Na Olimpíada Alagoana de Matemática, foram dez medalhas para o campus, que ficou em segundo colocado entre as instituições públicas e privadas de Alagoas

Por IFAL Arapiraca 24/11/2018 17h05
Estudantes do IFAL Arapiraca conquistam medalhas na Obmep
Igor e Petrucio foram medalhas de prata na Obmep - Foto: Reprodução

O Ifal Arapiraca comemora o desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática, Obmep. Dois alunos receberam a medalha de prata e 24 foram citados na menção honrosa. O desafio também serve como base na pontuação da Olimpíada Alagoana de Matemática, que deu ao campus dez medalhas, sendo duas de ouro.

A Obmep é uma competição realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática. Este ano, os estudantes Petrucio Augusto dos Santos Dantas e Igor Maurício de Campos, do terceiro ano do curso técnico integrado de Informática, conquistaram a medalha de prata. No ano passado, eles receberam o bronze. Com o resultado, ficaram felizes e empolgados para o próximo ano. “A expectativa é maior, vamos tentar pegar o ouro! A gente vai se esforçar mais da próxima vez”, prometeu Petrucio.

Para eles, a matemática já recebeu um olhar especial este ano. Com o resultado da Obmep do ano passado, eles participaram de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. “No primeiro ano, a gente nem passou na segunda fase. O bronze acabou nos incentivando a prestar mais atenção nas aulas, a nos dedicarmos um pouco mais e foi um fator que acabou ajudando nesse resultado”, contou Igor.

Os professores de Matemática do campus também comemoram os bons resultados e acreditam que o desafio reforça o aprendizado da disciplina. Neste ano, aulas de reforço foram dadas especialmente para a Olimpíada de Matemática. O que, de acordo com o professor Adriano Valeriano, deve continuar a ser feito no próximo ano, com turmas abertas a participação dos estudantes do campus.

“Gostaria de parabenizar os meninos pelo bom desempenho na Obmep e na Olimpíada Alagoana de Matemática, agradecer os colegas envolvidos e o apoio da direção e de todos os professores do campus Arapiraca. Juntos conseguiremos, com humildade, conquistar bons resultados como estes”, afirmou o docente, que integra a equipe de Matemática do Ifal Arapiraca com os professores José Roberto Lima e Diogo Castro.

Menção honrosa

Este ano, o Ifal Arapiraca obteve 24 menções honrosas na Obmep. A lista na ordem decrescente de nota é composta por Maria Laryssa Gomes Melo, Daniel Flávio de Oliveira Lima, Carlos Eduardo Leonel dos Santos, Arthur Brito Ribeiro, Maria Izabel Nunes da Silva, Marcos Paulo de Oliveira Silva, Gabriel de Farias Neto, Levi de Melo Amorim, Arthur Marcelino de Lira e Silva, João Arthur Oliveira Valério, Filipe de Barros Souza, Jarlisson José de Lira, Vinícius Cortez Cavalcante Rocha, José Romário de Souza Filho, Mizael Nascimento Silva, Arthur Vinícius Rozendo Santos, Felipe Gabriel dos Santos, Lucas Whyndson Pereira da Paz, Debora Gomes de Melo, Shaianne Feitosa Pinheiro, Gabriel de Almeida Souza, Josevaldo dos Santos Tenório, Alisson José de Oliveira Santos e Marília Eduarda Almeida Santos.

Olimpíada Alagoana de Matemática

Referência em Alagoas, a competição estadual leva em consideração as notas da Obmep. Este ano, os estudantes do Ifal Arapiraca conquistaram duas medalhas de ouro, uma de prata, sete de bronze e sete menções honrosas na disputa. Na lista geral, com as instituições públicas e privadas de Alagoas, o Ifal Arapiraca está em segundo colocado.

Foram ouro os estudantes Petrucio Augusto dos Santos Dantas e Igor Maurício de Campos. Foi prata a estudante Maria Laryssa Gomes Melo. E receberam o bronze os alunos Carlos Eduardo Leonel dos Santos, João Arthur Oliveira Valério, Maria Izabel Nunes da Silva, Gabriel de Farias Neto, Marcos Paulo de Oliveira Silva, Daniel Flávio de Oliveira Lima e Arthur Brito Ribeiro.

Receberam menções honrosas os estudantes Arthur Marcelino de Lira e Silva, Arthur Vinícius Rozendo Santos, José Romário de Souza Filho, Jarlisson José de Lira, Levi de Melo Amorim, Mizael Nascimento Silva e Filipe de Barros Souza.